João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado fortalece política da pessoa com deficiência na Paraíba

segunda-feira, 8 de abril de 2013 - 12:27 - Fotos: 

O curso “Qualificação Intersetorial de Fortalecimento da Política da Pessoa com Deficiência no Estado da Paraíba” começa nesta segunda-feira (8), às 18h, no Museu Vivo da Ciência Tecnologia, em Campina Grande com duração de uma semana. A formação é destinada a gestores da assistência social, saúde e educação, como também para profissionais da rede de atenção a pessoa com deficiência de 11 municípios paraibanos: Campina Grande, Algodão de Jandaíra, Arara, Areia, Aroeiras, Cacimba de Dentro, João Pessoa, Esperança, Lagoa Seca, Remígio e Solânea

A formação é realizada através de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Humano (Sedh), Educação e  Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O mesmo curso também será levado para outras regiões do Estado, visando o fortalecimento da Política da Pessoa com Deficiência na Paraíba.

Programação – A programação tem início nesta segunda-feira, às 18h, com o credenciamento. Em seguida, haverá a mesa de abertura com uma conferência sobre o tema: “Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”.

Na terça-feira (9), será a vez de discutir “O Estado e o indivíduo: uma análise do novo conceito da pessoa com deficiência sob a perspectiva política, social e jurídica”. Na quarta (10), será abordado “o Sistema de Proteção Social: entre os benefícios e os direitos sociais”. Já na quinta (11), o tema será “A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: a práxis pedagógica nas escolas regulares de ensino”.

No último dia da formação, na sexta-feira (12), será debatido o “Sistema Único de Saúde (SUS) e o direito à atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência: desafios e perspectivas”.