Fale Conosco

1 de dezembro de 2015

Governo do Estado fortalece a política de educação integral



O governador Ricardo Coutinho criou as Escolas Cidadãs Integrais e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas. Os decretos foram publicados no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (1), considerando a missão de fortalecer a política de educação integral, que visa formar cidadãos capazes, solidários, socialmente ativos e competentes, desenvolver processos formativos que fomentam o protagonismo juvenil, desenvolvem aptidões individuais e orientam os estudantes sobre suas responsabilidades éticas e cidadãs.

As Escolas Cidadãs são escolas de tempo integral, com ensino de excelência e proposta pedagógica direcionada para o “Projeto de Vida” do estudante. Trata-se de um novo conceito de escola, no qual os estudantes serão incentivados a serem protagonistas da sua própria vida. Nesse modelo de escola, práticas pedagógicas incentivam o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, assim como a ampliação de conhecimentos e valores necessários ao processo de formação, próprio de um ser autônomo, solidário e competente.

A equipe pedagógica dessas escolas terá formação específica para que possa oferecer aos estudantes práticas eficazes de ensino e processos sistemáticos de avaliação de aprendizagem que assegurem o pleno domínio, por parte do estudante, do currículo trabalhado em sala de aula.

Além das matérias da Base Nacional Comum, os estudantes terão atividades de orientação de estudo, preparação para o projeto de vida, avaliação semanal, disciplinas eletivas e práticas de laboratório.

Escolas Cidadãs Integrais: objetivam desenvolver, por meio de práticas eficazes de ensino, o domínio, por parte do estudante, do conhecimento a ser desenvolvido durante o Ensino Médio. Criam condições para que o egresso da rede pública atue como cidadão protagonista da sua própria vida, com a possibilidade de dar continuidade aos seus estudos em cursos de nível superior ou outras escolhas de vida.

Escolas Cidadãs Integrais Técnicas: escolas de Ensino Médio em período integral, com conteúdo pedagógico voltado para a profissionalização, tendo como premissa a formação de profissionais qualificados e capazes de influir positivamente no mercado de trabalho, atuando com protagonismo e espírito empreendedor na vida econômica e social.

Além dessas escolas, fazem parte da política de educação integral do Governo do Estado da Paraíba as Escolas Cidadãs Integradas e as Escolas PBMais, que ampliam e fortalecem a proposta de Ensino Médio Integral na rede estadual de ensino. A proposta pedagógica dessas escolas contempla eixos da Base Comum Curricular e de Formação Inicial para o Trabalho.