João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado forma primeira turma de viveiricultores da Paraíba

quinta-feira, 16 de junho de 2016 - 11:30 - Fotos:  Secom-PB

Vinte e dois jovens agricultores paraibanos receberão na tarde desta quinta-feira (16) os certificados do primeiro Curso Técnico em Viveiricultura promovido pelo Governo do Estado.  A capacitação foi resultado de uma parceria entre o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) e a Escola Técnica Redentorista de Campina Grande (Eter). A entrega dos certificados ocorrerá na sede do Redentorista, a partir das 17h.

O curso, que teve a duração de 160 horas/aula com cinco módulos, abordou temas como seleção, produção e propagação de espécies nativas, além da preparação do solo e substrato para plantio, plantação, coleta, armazenagem, implantação de infraestrutura para o viveiro e comercialização da produção.

Nos módulos, ainda foram trabalhadas questões ambientais como elemento de desenvolvimento e educação no contexto do Semiárido, técnicas de plantio e recuperação de áreas degradadas, e multiplicação e o replantio de espécies nativas. As aulas foram presenciais, realizadas nas instalações da Eter em sistema intensivo, com aulas teóricas e práticas.

Os jovens formados fazem parte de projetos produtivos apoiados pelo Procase em 12 municípios da Paraíba. Na seleção foram priorizados os projetos que contam com viveiros de mudas. “A intenção foi trazer para estes jovens um importante conhecimento no que diz respeito ao manejo destes viveiros que as comunidades em que eles vivem estão recebendo. Assim, eles terão um olhar mais técnico sobre esta cultura e saberão trabalhar de forma sustentável com estes equipamentos”, disse o coordenador do Procase, Hélio Barbosa.