Fale Conosco

30 de setembro de 2016

Governo do Estado firma convênio para atualizar Plano Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba



renovacao de convenio plano histprico no minist do meio ambiente brasilia 2 270x191 - Governo do Estado firma convênio para atualizar Plano Estadual de Recursos Hídricos da ParaíbaO Governo do Estado firmou, nessa quinta-feira (29), em Brasília, convênio com a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, para atualizar o Plano Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba (PERH-PB), cujo objetivo é orientar as políticas e o gerenciamento dos recursos hídricos no Estado, buscando soluções para problemas de abastecimento em várias cidades paraibanas.

 Elaborado em 2006, o PERH-PB necessitava de algumas atualizações, para contemplar temas como transposição do Rio São Francisco e o Canal Vertentes Litorâneas, esta considerada a maior obra de sustentabilidade hídrica da Paraíba.

 A assinatura do convênio para a atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba entre o Governo do Estado e a Secretaria de Recursos Hídricos ocorreu por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).renovacao de convenio plano histprico no minist do meio ambiente brasilia 4 270x191 - Governo do Estado firma convênio para atualizar Plano Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba

O presidente da Aesa, João Fernandes, afirmou que o convênio é uma etapa importante para a segurança hídrica no Estado. “Com o plano, todas as secretarias terão a oportunidade de fazer a sua parte, colaborando com algo fundamental, que é a segurança hídrica, grande anseio do Governo do Estado”, disse. “A atualização inclui grandes projetos, como a Transposição do Rio São Francisco e o Vertentes Litorâneas, elaborado pelo Governo do Estado”, acrescentou João Fernandes.

O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Ricardo Soavinski, destacou a importância do convênio. “A atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba é muito importante, já que é um instrumento previsto na Legislação, fundamental para delinear as ações feitas no Estado para a segurança hídrica, contemplando inclusive a transposição do Rio São Francisco, que no plano anterior não estava prevista”, finalizou.