João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado firma convênio para atualizar Plano Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba

sexta-feira, 30 de setembro de 2016 - 16:41 - Fotos: 

O Governo do Estado firmou, nessa quinta-feira (29), em Brasília, convênio com a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, para atualizar o Plano Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba (PERH-PB), cujo objetivo é orientar as políticas e o gerenciamento dos recursos hídricos no Estado, buscando soluções para problemas de abastecimento em várias cidades paraibanas.

 Elaborado em 2006, o PERH-PB necessitava de algumas atualizações, para contemplar temas como transposição do Rio São Francisco e o Canal Vertentes Litorâneas, esta considerada a maior obra de sustentabilidade hídrica da Paraíba.

 A assinatura do convênio para a atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba entre o Governo do Estado e a Secretaria de Recursos Hídricos ocorreu por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

O presidente da Aesa, João Fernandes, afirmou que o convênio é uma etapa importante para a segurança hídrica no Estado. “Com o plano, todas as secretarias terão a oportunidade de fazer a sua parte, colaborando com algo fundamental, que é a segurança hídrica, grande anseio do Governo do Estado”, disse. “A atualização inclui grandes projetos, como a Transposição do Rio São Francisco e o Vertentes Litorâneas, elaborado pelo Governo do Estado”, acrescentou João Fernandes.

O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Ricardo Soavinski, destacou a importância do convênio. “A atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba é muito importante, já que é um instrumento previsto na Legislação, fundamental para delinear as ações feitas no Estado para a segurança hídrica, contemplando inclusive a transposição do Rio São Francisco, que no plano anterior não estava prevista”, finalizou.