João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado finaliza mais um ciclo de formação continuada das Escolas Cidadãs

sábado, 5 de novembro de 2016 - 08:11 - Fotos:  Secom-PB/ Delmer Rodrigues

Foi encerrado nessa sexta-feira (4), mais um ciclo de formação continuada de escolas cidadãs, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE). Durante dois dias, 70 professores e gestores da rede estadual participaram de palestras, debates e dinâmicas relacionadas ao sistema de escola cidadã, servindo de aperfeiçoamento para as unidades que já participam do projeto e de preparação para as escolas que devem integrar o sistema, em 2017. Atualmente, a Paraíba possui oito escolas cidadãs, número que será ampliado, no próximo ano, para pelo menos 20 unidades.

Além dos professores, gerentes e representantes das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), participaram do evento o secretário Estadual de Educação, Aléssio Trindade; a secretária executiva de gestão pedagógica da SEE, Roziane Marinho e os representantes dos parceiros do sistema de escola cidadã, aplicado no Estado: Instituto de Co-responsabilidade da Educação (ICE), Itaú BBA (braço corporativo do grupo Itaú) e Instituto Sonho Grande (Natura). “É o momento de avaliar o que foi feito ao longo do ano e nos preparar para a expansão das escolas cidadãs”, declarou o secretário Aléssio Trindade. “O Governador Ricardo Coutinho já entregou, por exemplo, as escolas estaduais técnicas de Cuité, São Bento e Cajazeiras, e elas serão cidadãs técnicas, precisam se preparar para isso” complementou.

Segundo a secretária executiva de gestão pedagógica, Roziane Marinho, o modelo de escola cidadã, existente na Paraíba, vem dando tão certo que até os gestores de outros Estados têm se interessado em conhecer o sistema de perto. “Alcançamos um ótimo êxito e, por isso, queremos expandir as escolas com esse modelo pedagógico. Isso dá muito resultado”, reforçou. “Recentemente, recebemos equipes de Rondônia e Santa Catarina interessadas no nosso modelo de gestão, mas vários representantes de outros Estados têm nos procurado com o mesmo objetivo”, lembrou.

Escola Cidadã – O modelo de escola pública implantado na Paraíba, com a proposta de organização e funcionamento em tempo único (integral) atende aos planos estadual e nacional de Educação. O programa tem como foco a formação dos jovens por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias específicas, que apresentam aos estudantes do Ensino Médio possibilidades de se sentirem integrantes do seu projeto de vida. No caso da Escola Cidadã Integral Técnica, o modelo é parecido com o da Escola Cidadã Integral, mas tendo como diferencial os cursos técnicos, que visam a formação dos jovens para atuarem no mercado de trabalho. Ambas têm como foco proporcionar aos jovens se reconhecerem como protagonistas em seus locais de atuação.