João Pessoa
Feed de Notícias

Governo faz lançamento da I Semana Náutica da Paraíba

quinta-feira, 21 de novembro de 2013 - 18:07 - Fotos:  Roberto Guedes / Secom-PB

Gestores e representantes do setor náutico da Paraíba participaram do lançamento da I Semana Náutica da Paraíba, realizado na manhã desta quinta-feira (21), no auditório da PBTur. O evento acontecerá de 8 a 15 de dezembro, no litoral de João Pessoa, Cabedelo e Lucena e reunirá as diversas modalidades náuticas em uma única semana, de jet ski à pesca de arremesso, passando por workshops e palestras.

De acordo com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, o evento vai lançar os potenciais da Paraíba para todo o Brasil. “A Paraíba tem um potencial náutico enorme, mas que pouquíssimos turistas conhecem. A partir dessa Semana Náutica, vamos dar a visibilidade que a Paraíba precisa nesse segmento de turismo náutico para todo o Brasil e fazer com que o Estado seja referência nisso”, afirmou.

A programação foi apresentada pelo secretário Renato Feliciano; a presidente da PBTur, Ruth Avelino; o secretário executivo de Indústria e Comércio e também presidente do Comitê Náutico da Paraíba, Marcos Procópio; a secretária de Turismo de Cabedelo, Vera Simões; o diretor de Desenvolvimento Institucional da Secretaria de Turismo de João Pessoa, Luciano Lapa; o representante da Associação das Marinas, Mateus Ribeiro; e o representante do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima do IFPB, Ticiano Alves.

A I Semana Náutica da Paraíba contará com diversas modalidades: jet ski, pesca de arremesso, regata Hob Cat 14 e Hob Cat 16, regata lazer, regata prancha, regata de kitesurf e pesca embarcada. O evento também contará com cursos e oficinas na área náutica, a Semana de Ciências do Mar (organizada pelo IFPB), visitação ao navio de patrulha oceânica Araguari, atividades culturais, passeio ecológico e a travessia em homenagem ao Dia do Marinheiro.

Ruth Avelino destacou o apoio das organizações, associações e prefeituras na elaboração do evento. “Juntar tantas parcerias foi um feito histórico e isso é fundamental para novos projetos. Só assim a gente avança”, disse.

Já o secretário Marcos Procópio observou que a Semana Náutica fecha um ciclo de ações iniciadas este ano, nas reuniões do Comitê Náutico da Paraíba. “Esse evento vem coroar todas as atividades de comprometimento do Comitê para o desenvolvimento do setor. Antes de implantar o projeto, notamos que as atividades do setor náutico estavam desconectadas com as instituições públicas. Mas, demos um grande passo esse ano e a expectativa é que possamos crescer e consolidar o evento no calendário do turismo na Paraíba”, comentou.

As inscrições poderão ser feitas a partir desta sexta-feira (22) e seguem até o dia 7 de dezembro, na Associação Náutica, que está localizada no Iate Clube da Paraíba, no bairro do Bessa. Para cada atividade será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 50, segundo os organizadores. 

Programação – A Semana Náutica começa oficialmente no dia 10 de dezembro. A organização informa que no domingo (8) ocorre a entrega dos kits para todos os inscritos, de acordo com a atividade escolhida. Na terça-feira, às 11h, haverá um passeio de jet-ski, com saída das Sport Marina e Marina Formosa, com chegada prevista para as 14h acompanhando o navio de cruzeiro até o Porto de Cabedelo. No dia seguinte, serão iniciadas as oficinas sobre manutenção preventiva de motores de popa no Jacaré Marina Clube, com uma palestra de Marcelo Dorck e Maurício Dias, da Yamaha do Brasil.     

A programação prevê também a promoção da ‘Semana das Ciências do Mar’, com uma série de discussões, workshops e mesas-redondas, sempre abordando temas como ‘Beneficiamento do Marisco’, ‘Uso dos tablets como instrumento auxiliar a navegação’ e ‘Projeto Extremo Oriental das Américas’, além da abertura da uma exposição náutica, a ExpoNáutica. A I Semana Náutica prevê ainda a realização de workshops abordando as práticas de marinas, marinharia, segurança na navegação amadora, a Lei de Modernização dos Portos e importância da preservação do patrimônio; a Astronomia e Navegação (Observando os astros) com a participação da Associação Paraibana de Astronomia (APA). 

No dia 11 de dezembro, a ‘Semana das Ciências do Mar’ prevê uma ação de cidadania, por meio do Projeto ‘Pescando Sonhos’; workshop abordando a implantação de recifes artificiais e marinharia e palestras com temas como “A importância dos artefatos matemáticos na navegação marítima’. Na mesa-redonda do dia será debatida a ‘Construção de Píeres na Paraíba’. 

A programação prevê para o dia 12 de dezembro, atividades culturais em comemoração ao aniversário de emancipação política de Cabedelo, a inscrição para o 1º Aberto Náutico de Pesca de Arremesso da Paraíba. Haverá a apresentação do grupo de Ciranda do Projeto ‘Mais Educação’, da Escola  Municipal de Ensino Fundamental Adjunto Carlos de Moraes, na praia do Jacaré, às 17h. Na sexta-feira (13), haverá a chegada do navio de cruzeiro ao Porto de Cabedelo, às 17h. Na chegada, os turistas serão recepcionados com danças folclóricas e poderão ter o primeiro contato com a produção do artesanato paraibano, com a instalação da Feira do Artesanato na área do Porto. 

No dia 13, haverá a visitação ao navio Patrulha Oceânica Araguari, da Marinha do Brasil, que vai estar atracado no Porto de Cabedelo. No mesmo dia serão promovidas as regatas nas classes Hobie Cat 14 e 16; Lazer, Prancha, a partir das 11h. Haverá ainda regata de Kitesurf. Durante todo o final de semana, essas regatas serão as atrações da Semana Náutica, com encerramento com muito show musical e entrega de troféus aos melhores de cada prática esportiva e suas respectivas categorias.