Fale Conosco

18 de agosto de 2015

Governo do Estado entrega Sistema de Gestão de Custos para mais 18 unidades de saúde



O Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Saúde, realiza de 24 a 28 de agosto a entrega do Sistema Apurasus para mais 18 hospitais que estão em fase de implantação. Para a ocasião, será realizado um treinamento no Apurasus para aquelas unidades de saúde. O treinamento acontecerá das 8h30 às 18h, na Faculdade Internacional da Paraíba, na Capital.

Nos dias 24 e 25 de agosto, receberão o treinamento a Maternidade de Patos, Hospital de Mamanguape, Hospital de Taperoá, Unidade de Pronto Atendimento de Santa Rita, Unidade de Pronto Atendimento de Princesa Isabel, Unidade de Pronto Atendimento de Cajazeiras, Hospital de Princesa Isabel e Hospital de Guarabira.

Já nos dias 26 e 27 será a vez do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, Hospital de Pombal, Hospital Regional de Patos, Hospital de Catolé do Rocha, Hospital de Sousa, Hospital de Monteiro, Hospital Infantil de Patos, Hospital Arlinda Marques e Hospital Clementino Fraga.

“Diante da assinatura do Termo de Compromisso com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e as unidades hospitalares, nós estamos cumprindo as metas frente a esse programa, então o nosso maior propósito é entregar o Sistema Apurasus para toda a rede hospitalar até o final do ano”, disse a chefe do Núcleo de Economia da Saúde, Shirleyanne Brasileiro.

Durante os dois dias de treinamento, serão abordados temas como Apurasus: Visão geral do sistema e relatórios gerados, Configuração da unidade, Vinculação de centros de custos à unidade, Vinculação de critério de rateio aos centros de custos e de itens de custo de produção à unidade, Lançamento das informações dos itens de custo, entre outros.

No dia 28, acontecerá uma reunião interna entre o Núcleo de Economia da Saúde (NES) e o Ministério da Saúde para o planejamento estratégico da condição de trabalho daquelas 18 unidades que estão sendo integradas ao Sistema Apurasus. A partir desta data, a unidade já estará habilitada com o sistema de custos e as informações inerentes ao custeio da produção do hospital.

De acordo com Shirleyanne, a implantação do Sistema Apurasus na rede hospitalar do Estado é um avanço para a Paraíba. “Nossa grande meta é o estudo das boas práticas na utilização do dinheiro público. Isso está sendo um grande diferencial nessa gestão, como uma das prioridades, e a nossa maior preocupação é efetivamente oferecer a prestação de contas ao nosso usuário sobre a utilização do dinheiro público”, disse.

Shirleyanne lembrou ainda que o Governo da Paraíba foi o primeiro a firmar um termo de compromisso para a implantação do Programa Nacional de Gestão de Custo. Ainda segundo a chefe do NES, os custos dessas unidades serão apresentados por meio de workshops, em dezembro.

Apurasus – É um sistema de informação disponibilizado pelo Ministério da Saúde em que todos os dados de gastos nas unidades de saúde do Estado são parametrizados e, assim, calculados os custos dos atendimentos finais nas unidades de saúde. O programa tem o objetivo de promover a implantação, o acompanhamento e o controle dos custos hospitalares das unidades do Governo. Hoje a Paraíba conta com 26 unidades de saúde utilizando o sistema.