João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado entrega sistema de esgotamento sanitário em Sapé

segunda-feira, 10 de maio de 2010 - 18:17 - Fotos: 
O Governo do Estado, através da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), estará inaugurando às 20h desta terça-feira (11) na cidade de Sapé, mais uma obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário. Na ocasião, o governador José Maranhão também assinará ordem de serviço para obras de melhoria do sistema de abastecimento de água do município.

O diretor de Expansão da Cagepa, engenheiro Alberto Gomes Batista, adiantou que as obras de esgotamento sanitário a serem entregues representam um benefício direto para cerca de 6,2 mil moradores de Sapé, distante 45 quilômetros de João Pessoa. Segundo ele, os serviços na localidade consistiram na implantação de Estação Elevatória de Esgotos, 7.128,58 metros de rede coletora de esgotos e 1.247 ligações domiciliares. “Foram investidos, através de recursos do BNDES e Governo do Estado, aproximadamente R$ 3,6 milhões”, informou.

A ampliação do sistema de esgotamento sanitário no município encontra-se em fase de pré-operação, conforme afirmou o gerente de Obras da Cagepa, engenheiro João Paulo Neto. Isto significa dizer que a partir de agora os moradores das áreas que receberam as obras de esgotos já podem efetuar as ligações domiciliares à rede da Cagepa.

Salto significativo – Para o gerente, as obras que recentemente foram realizadas em Sapé representam uma significativa contribuição à rede de esgotos já existente na cidade. Segundo João Paulo, com os serviços, a cobertura de esgotamento sanitário no município, no que se refere à coleta e tratamento de esgotos, passa de 17% para 40%. Ele considera que o índice ainda não é satisfatório, mas está acima da média nacional, que é de 34%.

“A obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Sapé significa bem estar e melhores dias para a população. O acesso à rede de esgotos representa, para cada morador, saúde e qualidade de vida”, acredita. O engenheiro acrescenta ainda que, brevemente, a cidade terá um salto quantitativo no número de obras de esgotamento sanitário. Segundo ele, a prefeitura municipal de Sapé já está alocando recursos junto a Funasa para elevar em mais 40% a cobertura de esgotos na localidade. “A previsão é para que o município chegue aos 80%”, adiantou.

Ordem de serviço – Durante a solenidade de inauguração da ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Sapé, o governador José Maranhão também assinará Ordem de Serviço para obras de abastecimento de água na cidade. De acordo com informações da diretoria de Expansão da Cagepa, o projeto consiste na implantação de Estação de Tratamento de Água, Estação Elevatória de Água Tratada e 2.109 ligações domiciliares na área urbana do município.

O valor da obra está estimado em R$ 660 mil, segundo o diretor Alberto Gomes. Os recursos são provenientes da Caixa Econômica e Governo do Estado e os serviços irão contemplar cerca de 10.500 habitantes.

Jô Carvalho, da Assessoria de Comunicação da Cagepa