Fale Conosco

17 de dezembro de 2013

Governo do Estado entrega reforma e ampliação da Estação Experimental Pendência



O Governo do Estado entrega nesta terça-feira (17), às 10h, a recuperação e ampliação da estrutura física da Estação Experimental de Pendência, localizada no município de Soledade, no Curimataú Ocidental. Nas obras foram investidos R$ 2,2 milhões, recursos financiados pelo PAC-Embrapa. As melhorias na Estação Pendência objetivam fortalecer o setor de caprinovinocultura na Paraíba, ampliando o agronegócio para produtores da agricultura familiar.

A reforma da Estação Experimental de Pendência consistiu na ampliação dos departamentos de pesquisas, do Centro de Tecnologia de Produtos Derivados da Carne Caprina e Ovina, do Núcleo de Excelência Genética e na construção do reservatório de água tratada com capacidade de 150 mil litros. Na solenidade serão apresentadas diversas ações governamentais para o desenvolvimento de pesquisas ligadas ao setor agropecuário.

Caprinos e ovinos – Na ocasião, serão entregues 67 reprodutores caprinos e ovinos, dois mil blocos multinutricionais e kits para confecção dos blocos, sendo 15 automatizados e 35 manuais.

Embriões – Durante o evento, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) doará à Emepa 740 embriões de caprinos e ovinos importados da África do Sul, com o objetivo de incentivar o aprimoramento genético e aumentar a renda de produtores rurais.

Blocos multinutricionais – Ainda na solenidade, os técnicos da Emepa irão apresentar mais uma tecnologia alternativa para suplementar a alimentação dos rebanhos, principalmente durante os períodos de seca. A utilização dessa tecnologia melhora o desempenho produtivo e reprodutivo dos animais, minimiza o risco de intoxicação com ureia, fornece nutrientes essenciais como proteínas, energia e minerais, aumenta a ingestão e digestão de alimentos de baixa qualidade e tem manejo e transporte fácil. Haverá ainda a entrega de kits, compostos por uma máquina de compactação hidráulica e material para a fabricação dos blocos multinutricionais.

O presidente da Emepa, Manoel Duré, destacou a importância dos investimentos realizados na Estação Experimental Pendência, em Soledade. “As reformas e ampliação vão proporcionar melhores condições de trabalho dos pesquisadores, o que garante o desenvolvimento de pesquisas no campo da ovinocaprinocultura”. Duré acrescentou que a distribuição de animais reprodutores para produtores rurais vai melhorar de forma significativa a genética do rebanho de ovinos e caprinos na Paraíba.