João Pessoa
Feed de Notícias

Governo entrega nova delegacia regional e viaturas em Monteiro

sexta-feira, 25 de maio de 2012 - 21:58 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

Foto: Francisco França/Secom-PB

A região do Cariri ganhou uma delegacia regional moderna, confortável e adequada para o trabalho de investigação e o atendimento da população. O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta sexta-feira (25), a nova sede da Delegacia Regional de Monteiro (4ª regional). No novo prédio, com uma área construída de 334,64 m², funcionarão, além do gabinete do delegado regional, a Delegacia Municipal, a Delegacia da Ordem Econômica e a sala do Grupo Tático Especial (GTE).

O governador Ricardo Coutinho também fez a entrega de duas viaturas e três motos às Policias Civil e Militar para reforçar o policiamento na região, num investimento de R$ 240 mil. A 4ª delegacia regional de Polícia Civil com sede em Monteiro atenderá a uma população de 110 mil pessoas dos 18 municípios da região. “Estamos mudando a realidade das nossas delegacias que, em alguns casos, davam medo devido a sujeira, escuridão e falta de infraestrutura. Hoje dá satisfação chegar aqui e ver uma delegacia bem localizada, com um espaço amplo, computadores e impressoras novas que oferecem as condições necessárias para o policial trabalhar e receber bem o cidadão”, declarou o governador.

Ricardo Coutinho destacou que os investimentos na área da segurança, como a aquisição de novas viaturas, armamentos, equipamentos de segurança e convocação de policiais civis e militares, criaram uma condição de trabalho bem melhor para as forças de segurança. “Estamos colhendo os frutos do nosso trabalho com aumento do número de armas e drogas, redução dos homicídios em algumas regiões e elucidação de crimes, a exemplo da região do Cariri, onde a policia conseguiu prender nove acusados dos 11 homicídios registrados este ano (82%)”, ressaltou.

Foto: Francisco França/Secom-PB

Para o secretário de Segurança do Estado, Claudio Lima, apesar dos avanços na estrutura e nos salários dos policiais, armamentos e na repressão qualificada dos crimes, a Paraíba precisa avançar cada vez mais. Ele destacou que o Estado está investindo na sua área de inteligência e no trabalho integrado entre as polícias para reduzir a criminalidade. “Estamos quebrando paradigmas ao integrar os trabalhos das polícias e na repressão qualificada dos crimes”, pontuou Claudio.

“Os números mostram que a Polícia Civil não para e estamos unidos no combate à criminalidade, juntamente com a Polícia Militar, com a realização de várias operações conjuntas, apreendendo-se, por exemplo, mais de 20 quilos de maconha durante a operação Divisa Segura, além de 45 flagrantes de delitos e o cumprimento a dez mandados de prisão”, avaliou o delegado da 4ª Delegacia Regional, Graciano Danillo Borba.

O deputado estadual João Henrique, que reivindicou a melhoria da delegacia regional, agradeceu ao Governo do Estado e disse que agora os policiais terão mais ânimo e condições confortáveis para dar andamento ao trabalho de investigação dos crimes na região. Ele acredita que com a delegacia e as novas viaturas da Polícia Militar a criminalidade irá cair na região do Cariri.

Foto: Francisco França/Secom-PB

A solenidade de inauguração contou ainda com as presenças da prefeita de Monteiro, Edna Henrique, delegado geral Severiano Pedro, dos prefeitos de Sumé, Doutor Neto; Serra Branca, Eduardo Torreão; Prata, Marcel Nunes; Ouro Velho, Inácio Júnior; e Camalaú, Jacinto Bezerra.