Fale Conosco

27 de junho de 2014

Governo do Estado entrega kits do Sistema de Avaliação da Educação da Paraíba



Marcia Lucena Avaliando IDEPB 270x183 - Governo do Estado entrega kits do Sistema de Avaliação da Educação da ParaíbaA Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência de Programas de Avaliação (Proava), entregou nessa quinta-feira (26) os kits do Avaliando IDEPB/2013 disponíveis no almoxarifado da SEE para todas as Gerências Regionais de Educação (GRE). A gerência do Proava sugere que cada GRE faça uma reunião com os gestores das escolas para explicar a importância do Kit e do Programa.

O kit é composto por uma Revista do Sistema, Revista do Gestor, Revistas Pedagógicas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental – Língua Portuguesa e Matemática, Revistas Pedagógicas da 3ª série do Ensino Médio Regular a 4ª série do Ensino Médio Modalidade Normal – Língua Portuguesa e Matemática, além do cartaz de divulgação e do boletim da família.

A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, lembra que este é o terceiro ano que o material é utilizado. “Sua importância está no fato de termos criado nosso próprio sistema de avaliação, assim estamos incutindo o conceito e a prática da avaliação. O material distribuído deve ser aberto, lido e analisado para que sirva de bússola norteadora para as ações futuras”, explicou.

Avaliando IDEPB/2013 – O Sistema de Avaliação da Educação da Paraíba (Avaliando IDEPB/2013) foi instituído desde 2012 com o objetivo de avaliar, de modo permanente e contínuo, o ensino ofertado no Estado. O sistema e as metas para a Educação Básica constituem uma política do Estado cuja diretriz é assegurar a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem. Anualmente são realizados testes de Proficiência em Língua Portuguesa e Matemática com os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, 3ª série do Ensino Médio e 4º ano do Ensino Normal.

O trabalho consiste no estabelecimento de metas e na obtenção de resultados que farão parte das ações de modernização da gestão pública da educação no Estado e tem como objetivo melhorar os indicadores educacionais e elevar os Índices da Educação Básica na Paraíba. O sistema é adotado em outros Estados e segue as diretrizes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Avaliando IDEPB considera aspectos como gestão escolar, desempenho, perfil dos professores, formação pedagógica dos profissionais e estrutura física e organizacional da escola. Outras informações sobre a avaliação estão disponíveis em: http://www.avaliacaoparaiba.caedufjf.net/