João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado entrega filtros de água às famílias da zona rural

terça-feira, 22 de setembro de 2015 - 17:49 - Fotos: 

As famílias da zona rural dos municípios paraibanos atingidos pela seca começaram a receber filtros d’água nesta segunda-feira (21), uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), que faz parte do Plano Estadual de Convivência com a Estiagem. Ao todo, serão entregues 10 mil filtros. Nesta quarta-feira (23), a ação será nos municípios de Riachão, Tacima, Damião e Cacimba de Dentro.

A Secretária da Sedh, Cida Ramos de Meneses, que está coordenando as atividades, ressalta que a ação é necessária para garantir a saúde da população. Ela também acrescentou que estão sendo beneficiadas as famílias inscritas no Cadastro Único e que estão em situação de vulnerabilidade social.

“A preocupação do Governo do Estado é fazer com que a população mais vulnerável acesse água potável para prevenir doenças e possibilitar qualidade de vida aos moradores da zona rural, que têm mais dificuldade de acesso a bens e serviços”, ressaltou a secretária Cida Ramos.

Água filtrada – Para a moradora do assentamento Zé Matias, em Dona Inês, os filtros vão ajudar muito a população que não tinha água potável. “Todas as famílias do assentamento receberam o filtro. Antes a gente tomava a água direto da cisterna. Agora, vamos tomar água filtrada e isso evita doenças”, disse uma das moradoras do assentamento, dona Maria José de Lima.

Até agora, foram beneficiados com a ação os municípios de Serra Redonda, Nova Floresta, Dona Inês, Riacho de Santo Antônio, Montadas, Areial e Puxinanã. Na quinta-feira (24), a equipe estará em Desterro, Cacimbas, Princesa Isabel e Camalaú. Já na sexta-feira (25) será a vez das famílias do município de Matureia serem beneficiadas.

Os demais municípios Algodão de Jandaíra, Cuité, Piancó, Boa Ventura, Diamante, Bernardino Batista, Carrapateira, Triunfo, São João do Rio do Peixe também serão beneficiados com a ação até o final de setembro.