João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado entrega escola na comunidade Colinas do Sul

quinta-feira, 16 de agosto de 2012 - 15:00 - Fotos: 

Foto: José Marques/Secom-PB

O Governo do Estado inaugura nesta sexta-feira (17), às 17h, a Escola Estadual de Ensino Médio Cineasta Linduarte Noronha, no Bairro Colinas do Sul, em João Pessoa. A unidade de ensino possui sete salas de aula, laboratório de informática, laboratório de ciências e biblioteca. A escola foi construída com recursos do Plano de Ações Articuladas (PAR/FNDE) e do Tesouro Estadual. O investimento é de R$ 916.874,65.

A Linduarte Noronha vai atender a 735 alunos do Ensino Médio regular, durante o dia, e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade Jovens e Adultos (Proeja), no turno da noite. Serão oferecidos, por meio do Proeja, os cursos de Informática e Eventos, cuja escolha se deu por meio de consulta com a comunidade que reside no bairro e nas proximidades.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Harrison Targino, a escola vem suprir a necessidade da comunidade, que ainda não contava com um estabelecimento de ensino ofertando o Ensino Médio para os jovens e adultos, que precisavam se deslocar para bairros vizinhos para estudar.

Homenagem – O nome da escola é uma homenagem a Linduarte Noronha, nascido em Ferreiros (PE) em 1930.  Foi cineasta, professor e procurador de justiça. Sua obra mais célebre é o documentário de curta-metragem Aruanda, que tem grande importância para o cinema brasileiro, sendo considerado o precursor do Cinema Novo, inclusive pelo cineasta Glauber Rocha, seu representante mais expressivo.

Linduarte Noronha foi repórter e crítico de cinema antes de enveredar pelo documentário. Foi adaptando um texto jornalístico próprio que rodou seu curta-metragem de estreia, “Aruanda” (1960). Linduarte Noronha faleceu em janeiro de 2012, em João Pessoa.