João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado entrega ambulância e casas em Santa Rita

segunda-feira, 12 de maio de 2014 - 16:48 - Fotos:  José Marques / Secom - PB

O Governo do Estado entregou 25 casas aos moradores do bairro de Várzea Nova, no município de Santa Rita, na manhã desta segunda-feira (12). As residências beneficiaram mais de 100 pessoas e foram construídas por meio de um convênio com o programa Pró-Moradia, do Governo Federal. O total de investimentos é de R$ 717,8 mil, incluindo a contrapartida estadual. Antes da solenidade de repasse dos imóveis, o Programa do Pacto pelo Desenvolvimento da Paraíba destinou uma ambulância equipada, no valor de R$ 125 mil, ao Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho, que é uma unidade filantrópica localizada na mesma cidade.

Ao falar sobre os projetos habitacionais, o governador Ricardo Coutinho fez também um balanço de outras intervenções estaduais que beneficiam Santa Rita, adiantando que outras 921 unidades habitacionais estão em construção. “Temos ainda todo saneamento de Odilândia, que está para ser inaugurado; a barragem de nível de captação de Tibiri II; o saneamento do centro da cidade e de Várzea Nova; o Hospital Metropolitano”, enumerou.

Ricardo também falou a respeito do objetivo do Estado com a distribuição de ambulâncias para as unidades hospitalares filantrópicas. “Atende a um conceito de estruturação e nucleação da rede de assistência hospitalar da Paraíba. Dentro dessa rede não podíamos esquecer a ponta mais frágil, que são exatamente algumas instituições filantrópicas”, argumentou.

O Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho é administrado por freiras da Congregação do Coração Imaculado de Maria há 50 anos. A diretora administrativa da unidade, irmã Fátima Silva, destacou a importância da ambulância doada pelo Governo do Estado, que será mantida pelo município. “Temos passado por muitas dificuldades durante todos esses anos. Em 50 anos que estamos aqui, nunca tivemos sequer uma ambulância própria. Utilizávamos a ambulância do município, mas quando ela estava disponível”, lembrou. “Para nós, é uma graça. Vai facilitar a transferência daqueles pacientes que chegam aqui em estados mais graves, como as vítimas de AVC, os feridos a bala, ou as mães com complicações”, ressaltou.

Cada uma das 25 residências entregues pelo Governo do Estado possui 34 metros quadrados de dimensão. Elas são compostas por uma sala, dois quartos, além de banheiro e cozinha. Existem ainda dois desses imóveis adaptados para idosos. O conjunto habitacional é dotado de infraestrutura básica, a exemplo de rede de abastecimento d’água e energia elétrica.

A dona de casa Vera Lúcia da Silva foi a primeira, entre os 25 proprietários de Várzea Nova, a receber a chave de sua residência. “Para mim, essa casa significa tudo. Porque tenho uma filha especial e me libertei do dinheiro de um aluguel, que agora será utilizado para outra finalidade”, afirmou.

O prefeito de Santa Rita, Netinho, explicou que os benefícios recebidos pela cidade são resultado de parcerias que visam exclusivamente o benefício da população. “São parcerias que dão certo. Temos que deixar de lado toda e qualquer separação para buscar sempre o bem da cidade. E a cidade não poderia se furtar a essas parcerias porque quem ganha é o povo. Não poderíamos perder investimentos como habitação popular, ambulâncias, hospital”, afirmou.