Fale Conosco

14 de setembro de 2015

Governo do Estado entrega 50 aparelhos do ‘SOS Mulher’ em Campina Grande



O Governo do Estado entrega nesta terça-feira (15), às 10h, em Campina Grande, mais 50 equipamentos do SOS Mulher, aparelhos eletrônicos dotados de um aplicativo que auxilia na proteção de mulheres que sofrem violência e que estão sob medida protetiva, com a vida ameaçada. Os equipamentos são capazes de ligar as vítimas diretamente ao Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) e à Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam), em tempo real. Outros 100 aparelhos foram entregues no ano passado a mulheres na mesma situação, em João Pessoa.

Segundo a coordenadora das Deam no Estado, delegada Maísa Félix, assim como acontece na Capital, as vítimas estarão ligadas à Polícia, que, por meio do aparelho, é capaz de realizar monitoramento. “A interface do aplicativo apresenta três cores pelas quais é possível saber em que situação a mulher está: verde, amarelo e vermelho, fazendo alusão à situação de risco. Em todos os casos a Polícia é capaz de receber a solicitação da vítima e encontrá-la por meio de GPS, onde quer que esteja”, explicou Maísa Félix.

As primeiras mulheres a serem beneficiadas com o SOS Mulher em Campina Grande irão receber o aparelho na Central de Polícia da cidade. O evento vai contar com as presenças do secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, e do delegado geral de Polícia Civil, João Alves de Albuquerque.

Mulher Protegida – O aparelho SOS Mulher é uma das ferramentas de enfrentamento à violência de gênero adotadas pelo programa ‘Mulher Protegida’, que foi idealizado pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social. O programa integra ações das polícias Civil e Militar, Defensoria Pública, Ministério Público, Poder Judiciário e demais entes que fazem parte da rede de proteção à mulher. O objetivo é garantir a integridade física, moral, sexual e psicológica de vítimas de crimes previstos na Lei Maria da Penha (Lei 11. 340/2006), amparadas por medida protetiva e que sofrem ameaças e risco de morte.

Serviço:

DATA: 15/09/2015

HORA: 10h

LOCAL: Central de Polícia Civil de Campina Grande – Rua Raimundo Nonato, s/n, bairro do Catolé.