João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado encerra Feira Estadual de Economia Solidária

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 - 17:32 - Fotos:  Secom PB

A Feira Estadual de Economia Solidária foi encerrada nesse domingo (11). Durante três dias, 40 grupos de artesanatos e gastronomia representaram dez municípios da Paraíba com seus diversos produtos, tais como artes de decorações, rendas, bonecas de pano, esculturas de alumínio, exposição de fotografias (Catadores), e a demonstração de algumas oficinas como por exemplo:  Compostagem de adubo orgânico, Materiais recicláveis, Hambúrguer artesanal de soja e da moeda social.

Visitantes e os expositores puderam participar e assistir várias atrações culturais, com as apresentações da Banda da Policia Militar, grupo de Tambores do Tempo e Vozes do Vale da Escola Viva Olho do Tempo (Evot), grupo de Violões e Cordas do IFPB, Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima), entre outras.

A ação foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e Secretaria Executiva de Estado de Segurança Alimentar e Economia Solidária, juntamente com o Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba, comemorando o Dia Nacional de Economia Solidária, que transcorre na próxima quinta-feira (15).

A professora Aparecida Helena, de Minas Gerais, que estava visitando João Pessoa considerou que é um projeto muito interessante dessas feiras com atrações culturais. “A gente não está muito acostumada ver um espetáculo desses numa orla de praia, é uma cultura, uma riqueza sem explicação, mantenham isso sempre”, disse.

O coordenador do Fórum Estadual de Ecosol, Vanderson Carneiro, ressaltou que esse momento foi importante de aproximação dos grupos, porque não é só uma Feira Estadual, mas são grupos que esperam essa ocasião para se reencontrarem, conversarem sobre seus produtos e trocar experiências. “Foi um balanço positivo e relevante para o fortalecimento dos empreendimentos, como também para as pessoas que estavam passando e comprando e puderam conhecer e saber mais sobre a Economia Solidária”, observou.

A artesã da Associação de Mulheres de Pedras de Fogo, Joana Antônio dos Santos, que trabalha com reciclagem de banner, comentou que participar dessas feiras é uma experiência muito boa. “Me sinto feliz. Nela conheço muitas pessoas, mostro nosso trabalho, foi nas feiras de economia solidária que me encontrei, mesmo que eu não venda nada, o importante foi participar”, ressaltou.

O calendário do mês continua com a próxima Feira Territorial de Economia Solidária que será realizada em Lagoa de Dentro (16), Cajazeiras (18 a 23), e por último a cidade de Patos 22 e 23 de dezembro.