João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado encerra atividades do Novembro Azul

segunda-feira, 30 de novembro de 2015 - 13:33 - Fotos:  Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), encerrou na manhã da segunda-feira (30), as atividades do Novembro Azul. As ações aconteceram durante todo o mês em parceria com as Gerências Regionais de Saúde, serviços de saúde e municípios, com o intuito de incentivar o autocuidado da população masculina e adoção de hábitos de vida saudável, além de discussão e capacitação com gestores e trabalhadores de saúde da Atenção Básica, visando a qualificação do cuidado ao homem. A cerimônia de encerramento aconteceu na sede da SES-PB, na Avenida Pedro II, no bairro da Torre, em João Pessoa.

A solenidade foi aberta pelas crianças do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) – Polo Alto do Mateus, sob a regência do maestro Marcelo Lucena. Durante toda manhã foram oferecidos vários serviços para a população masculina, como teste de glicemia, verificação de pressão arterial, testagem rápida para HIV e aconselhamento, além de fisioterapia e orientação sobre saúde bucal, postural e biodança. As atividades foram encerradas com um café da manhã.

A secretária executiva de Estado da Saúde, Maura Sobreira, ressaltou a importância do cuidado para saúde do homem. “A política voltada para a população masculina ainda é pouco estimulada e a gente precisa dar visibilidade a ela. Nossas ações e política estaduais são pensadas para que possamos intervir nos fatores que possam gerar o adoecimento entre a população masculina, como o sedentarismo, o fumo, a obesidade. Mas é importante também que possamos quebrar um pouco alguns dos paradigmas machistas que ainda temos na nossa sociedade, o que acaba fazendo com que os homens tenham dificuldade de se olhar, de procurar o serviço de saúde, e a gente precisa desconstruir isso”, alertou.

O chefe do Núcleo de Ações Estratégicas na Atenção Básica e coordenador na Área Técnica da Saúde do Homem, Hélio Soares, falou sobre o trabalho realizado durante o mês. “Esse é um momento muito feliz, de culminância de todas as ações realizadas pela SES durante o mês, mas também é um pontapé para que possamos realizar essas ações durante todo o ano. Foi realmente um mês de muito trabalho voltado para a população masculina, que sabemos que se cuida bem menos que a feminina. É importante que a gente entenda que a saúde do homem ainda é pouco divulgada e trabalhada, mas ela é de suma importância. Trabalhamos durante o mês de novembro, não só o câncer de próstata, mas toda a questão da saúde integral do homem, e é essa saúde integral que vamos continuar trabalhando durante todo o ano”, afirmou Hélio.