João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado e Prefeitura de JP comemoram Dia Mundial da Água

quinta-feira, 22 de março de 2012 - 14:58 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

Foto: José Lins/Secom-PB

As ações da preservação e tratamento da água e os cuidados para evitar a proliferação de transmissores de doenças que dependem da água são alguns dos temas divulgados nesta quinta-feira (22), por órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado e da Prefeitura de João Pessoa. A atividade conjunta acontece até as 16h, no Ponto de Cem Réis, centro da Capital paraibana, em comemoração ao Dia Mundial da Água.

A programação começou com uma apresentação da banda da Polícia Militar. Depois, uma equipe de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde (SES) levou amostras de animais que se reproduzem na água e transmitem doenças como dengue, malária e esquistossomose. “São vetores como o aedes aegypti, anopheles darlingi e o popularmente conhecido molusco, ou caramujo. As pessoas precisam estar vigilantes, pois são animais que se reproduzem com facilidade”, advertiu a responsável pelo Núcleo de Entomologia e Pesquisa Operacional da SES, Laura Ney.

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) explicou como funciona o processo de tratamento de água por meio da miniatura de uma Estação de Tratamento de Água, a “Mini ETA”. O órgão possui sete estações de tratamento, em seis regionais: Espinharas, Rio do Peixe, Brejo, Borborema, Alto Piranhas e Litoral – que tem duas estações e atende a região da Grande João Pessoa. “E temos ainda estações menores, em alguns municípios”, explicou a sub-gerente de Meio Ambiente e Educação Sanitária, Joana D’Arc Marcelino.

O laboratório móvel completo da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) também foi exibido à população. A unidade foi resultado do investimento de R$ 259 mil e é capaz de realizar até 25 análises de uma só vez. Por mês, segundo a farmacêutica e bioquímica responsável técnica pelo laboratório, Rosimere de Farias Oliveira, a Funasa realiza, em média, 400 análises bacteriológicas e duas mil análises físico-químicas de amostras de água de todo o Estado. “Também monitoramos a qualidade da água em 30 aldeias indígenas”, ressaltou.

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) exibiu vídeos educativos, slides do projeto de revitalização dos açudes paraibanos e divulgação da balneabilidade das praias e de outros mananciais. A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), por sua vez, expôs sonda, pluviômetro, medidor de vazão e também distribuiu folders.

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) de João Pessoa também participou da atividade, divulgando material educativo para conscientizar a população sobre a maneira correta de efetuar o descarte de resíduos sólidos e impedir a poluição de rios e lençóis freáticos. Participa da atividade o grupo Baticumlata, que faz, durante todo o dia, apresentações de músicas com instrumentos feitos de materiais reciclados.