João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado e Petrobras realizam encontro de mobilização do Programa de Biodiesel

terça-feira, 24 de novembro de 2009 - 11:23 - Fotos: 

O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), e Petrobras Biocombustível promoverão nesta quarta-feira (25/11), o “Encontro de Mobilização para o Programa de Produção e Uso do Biodiesel da Paraíba” para a Safra 2009/2010. O evento deverá reunir cerca de 300 pessoas e será na cidade de Patos, às 10h, no auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag).

O secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Ruy Bezerra Cavalcanti Junior, destacou que o objetivo do encontro “é incentivar os agricultores familiares da região do Sertão a produzir oleaginosas, como a mamona e o girassol, no âmbito do programa de suprimento de matéria-prima para a produção de biodiesel”.

Este é o primeiro de uma série. O segundo encontro será no dia 27, em João Pessoa; e o terceiro, que será um encontro estadual, acontecerá no município de Campina Grande, no dia 14 de dezembro.

O secretário Ruy Bezerra conclamou os prefeitos, secretários de agricultura dos municípios, presidentes de sindicatos rurais, dirigentes de Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), representantes políticos da região do Sertão, do Sebrae e dos órgãos estaduais envolvidos no Programa de Produção do Biodiesel na Paraíba para a discussão do biocombustível a partir dos cultivos de mamona e girassol por agricultores familiares.
 
A Petrobras desenvolve um programa destinado a estimular o mercado agrícola regional, que vai desde a prestação de assistência técnica ao fornecimento de sementes certificadas, passando pela viabilização da logística para o transporte da produção.

Além de firmar contratos com prazo de cinco anos, negociados com as entidades de classes dos agricultores familiares, a Petrobras Biocombustível garante a compra da produção, sempre a preço de mercado ou pelos valores estabelecidos no Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF), caso se apresentem mais vantajosos ao produtor.

Segundo a assessora técnica, da Sedap, Ana Rêjane Germano, a cerimônia na cidade Patos terá a presença do secretário Ruy Bezerra, do secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Ademir Alves de Melo, e de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
 
Segundo ela, a pauta proposta do evento consta do seguinte: às 10h, abertura do Encontro e composição da mesa; às 11h, exposição do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) pelo os representantes do Ministério da Agricultura; às 11h20 acontece à exposição do Programa de Biodiesel da Petrobras Biocombustível; às 12h40 serão definidos os encaminhamentos; e, às 13h, o encerramento do Encontro.

Biodiesel – O Programa de Biodiesel na Paraíba foi criado através da Lei estadual 7.761 de 15 de junho de 2005 e é uma forma de levar ao conhecimento dos produtores a técnica do cultivo e do armazenamento da mamona demonstrando a viabilidade econômica com vistas à implementação da cadeia produtiva assegurando assim aos produtores preços regulares.

O Biodiesel é um combustível obtido a partir de óleos vegetais como o de girassol, nabo forrageiro, algodão, mamona, soja e canola, é uma energia renovável e, portanto, uma alternativa aos combustíveis tradicionais, como o gasóleo, que não são renováveis.
 
Esse é um programa do governo federal que promove a produção de combustível a partir da mamona e o girassol, no caso da Paraíba. O biodiesel reduz determinadas emissões poluentes e emissões de dióxido de carbono que é o gás responsável pelo efeito estufa que está alterando o clima em escala mundial, promove o desenvolvimento da agricultura nas zonas rurais mais desfavorecidas, criando empregos e evitando a desertificação.

Fábia Carolino, da Assessoria de Imprensa da Sedap