Fale Conosco

3 de outubro de 2012

Governo do Estado é parceiro nas ações alusivas ao “Outubro Rosa” em João Pessoa



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, é parceiro da Organização Não Governamental (Ong) Amigos do Peito nas ações do “Outubro Rosa”, campanha mundial para a prevenção e conscientização do câncer de mama.  A abertura aconteceu no Hotel Netuanah, com apresentação do Grupo Amigos do Peito da Paraíba e da cantora Geovana Miranda.

A programação terá continuidade no dia 9, às 20h, no Shopping Sebrae com um show do poeta Jessier Quirino.“Essa apresentação terá uma visão bem humorada dos medos e desafios da prevenção do câncer de mama”, comentou a coordenadora da Área Técnica da Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde (SES),  Fátima Moraes. Nesse mesmo evento será lançada a campanha “Seja Amigo do Peito de Alguém”.  A entrada para este show será um laço cor de rosa estilizado com marca do grupo Amigos do Peito que será vendido ao preço simbólico de R$ 5,00 em pontos estratégicos a serem definidos.

No período, de 10 a 14, haverá um recesso das atividades em virtude do Congresso Mundial de Mastologia. Outro recesso vai acontecer no período de 24 a 26 quando acontecerá o Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia.  A programação conta ainda com ações educativas e preventivas com profissionais especialistas nas áreas de mastologia, oncologia e cirurgia plástica que vão tirar dúvidas e orientar as pessoas sobre a doença.

A programação alusiva ao “Outubro Rosa” será encerrada no dia 28, a partir das 11h, no Haras Por do Sol com uma grande feijoada animada por um trio de forrozeiros.

A campanha  – O Outubro Rosa é um movimento mundial, nascido em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA). O movimento tem por objetivo dar visibilidade às iniciativas de enfrentamento do câncer de mama e promover a consciência sobre a importância do diagnóstico precoce para ampliar as chances de cura para a doença.

O movimento caracteriza-se por imprimir a cor rosa – que marca a luta contra o câncer de mama e também está presente no laço, símbolo da campanha – aos ambientes de acesso público. Tradicionalmente o “Outubro Rosa” tem sido marcado pela iluminação em rosa de prédios e monumentos; pela pintura de muros, calçadas, bancos de praças; pela mudança de cor dos ambientes de sites de empresas e organizações em geral; e outras ações criativas.

Mundialmente, a campanha já iluminou a Torre de Pisa, na Itália; o Arco do Triunfo, em Paris; a Casa Branca, em Washington; e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; entre inúmeros outros prédios e monumentos.

Em 2008, o Brasil aderiu à campanha e, com realização da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), foram iluminados o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Pinacoteca, em São Paulo, a Ópera de Arame, no Paraná, o memorial Jucelino Kubchek, em Brasília e o Palácio Piratini e a torre da Usina do Gasômetro no Rio Grande do Sul.