João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado e MPF monitoram ações nas áreas de quilombolas

quinta-feira, 20 de outubro de 2016 - 15:45 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), e o Ministério Público Federal vão intensificar o monitoramento das ações de políticas públicas para 39 comunidades quilombolas em seis áreas consideradas básicas, como educação, habitação, saúde, saneamento e abastecimento, melhoria de estradas e regularização fundiária.

O procurador do MPF, José Godoy, e secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, receberam uma carta dos quilombos da Paraíba assinada por 70 representantes de quilombolas contendo ações de execução de políticas que precisam de monitoramento.

O documento foi elaborado durante reunião de trabalho e vai servir de instrumento de referência para que lideranças possam discutir com gestores públicos municipais, estaduais e federais sobre as demandas. Entre as ações, estão previstas a criação de um circuito de turismo quilombola, articulado com várias secretarias e órgãos públicos.

Entre as ações, foram definidos o acompanhamento da perfuração de poços, a criação de formação de uma licenciatura para professores quilombolas em parceria com a UEPB, regularização das terras de 37 comunidades por meio do Incra e Interpa, além da inclusão de modalidades esportivas, como torneios e maratonas, que serão inseridas como incentivo de prática de esportes nas comunidades tradicionais.