João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado e MDA realizam Conferências Territoriais da Juventude Rural

quarta-feira, 23 de setembro de 2015 - 12:22 - Fotos: 

As etapas territoriais da Conferência Estadual de Juventude estão ocorrendo este mês em vários municípios paraibanos. A Paraíba é o único estado do Brasil que realiza estas etapas em todos os territórios, 15 no total.

Até esta quarta-feira (23), já foram realizadas 11 etapas territoriais, totalizando a participação de mais de mil jovens rurais e de povos tradicionais. As quatro restantes ocorrerão nesta quinta-feira (24), em Sousa, no território do Vale do Piranhas; na sexta-feira (25), em Tavares e Cajazeiras, nos territórios da Serra de Teixeira e Alto Sertão respectivamente, e finalizando no sábado (26), com a conferência do território do Seridó, no município de Juazeirinho.

A realização das Conferências Territoriais da Juventude Rural é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), através da Secretaria Executiva de Juventude, com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Procase, o Cooperar, a Gestão Unificada Emater, Interpa e Emepa, a Rede Estadual de Colegiados/Fóruns Territoriais, a Vínculos, o Instituto de Assessoria à Cidadania e ao Desenvolvimento Local Sustentável (IDS) e a Rede de Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Rural.

Segundo a secretária executiva de Juventude, Priscilla Gomes, as etapas territoriais têm sido uma oportunidade única onde o Governo do Estado tem avançado, além da garantia da realização em todos os territórios, ao ouvir e dialogar com toda a diversidade de juventudes que compõe o meio rural.

“Tem sido um processo fundamental para o avanço da juventude paraibana, com grande participação, debates qualificados e propostas efetivas. É um momento muito importante para o fortalecimento das políticas públicas de juventude (PPJs) em nosso Estado”, afirmou a secretária.

O delegado do MDA na Paraíba, Gonzaga Júnior, destacou o papel fundamental das conferências, que além das pautas da juventude, fortalecem a discussão de temas como o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, que será lançado em 2016 pelo Governo Federal. “As conferências cumprem um papel essencial no fortalecimento das juventudes rurais ao pautar o desenvolvimento territorial, a consolidação dos comitês de juventude nos territórios rurais e o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural”, explicou.

Gonzaga Júnior também destacou a importância da realização das Conferências Territoriais nos 15 territórios rurais do Estado, ação que serviu como referência para que o Ministério do Desenvolvimento Agrário fortalecesse a importância da juventude rural em todo o Brasil.

“Queria destacar a sensibilidade política do Governo do Estado através da Sejel e sua Secretaria Executiva de Juventude, em pautar a realização das Conferências Territoriais em nosso Estado, que tem servido como referência para que o MDA paute em todo Brasil a importância da nossa juventude rural”, disse o delegado.