Fale Conosco

22 de agosto de 2012

Governo do Estado e Hospital Sírio Libanês disponibilizam cursos de especialização em saúde



O Governo do Estado da Paraíba, em parceria com o Hospital Sírio Libanês, com sede em São Paulo, vai oferecer três cursos de especialização na área de Gestão da Clínica no Sistema Único de Saúde – SUS. Profissionais da 1ª Gerência Regional, dos hospitais de João Pessoa e da sede da Secretaria da Saúde vão participar da capacitação. A aula inaugural aconteceu, nesta quarta-feira (22), no auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa.

De acordo com a Gerente Executiva de Atenção a Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Patrícia Assunção, a seleção dos profissionais que se inscreveram foi feita pelo Instituto Sírio-Libanês. Os escolhidos vão participar dos cursos de especialização sobre “Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde”; “Regulação em Saúde no SUS”, e “Educação na Saúde Para Preceptores do SUS”.

Esses cursos têm o objetivo de qualificar os profissionais para apresentar resultados no exercício diário da gestão e atendimento com vistas à melhoria da qualidade da atenção à saúde, da segurança do paciente, da efetividade e da eficácia. Cada participante é responsável nessa construção.

Para o secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, a realização desses cursos representa mais um avanço do Governo do Estado na política de melhoria para a qualidade dos serviços de saúde que são prestados aos usuários do SUS. “Uma das preocupações da atual gestão é oferecer um serviço com qualidade e humanizado. São obras de ampliação, reformas e construção de unidades de saúde com a compra de equipamentos e escolha de profissionais qualificados para prestar um atendimento digno e de qualidade a população paraibana”, destacou o secretário.

O Hospital Sírio Libanês (HSL), baseado na regulamentação da lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990, por meio do Decreto nº 7508, de 28 de junho de 2011, propôs o Projeto de Gestão da Clínica no SUS. A iniciativa faz parte da estratégia para o fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde, considerando as diretrizes priorizadas pelo Ministério da Saúde (MS) para a constituição de regiões de saúde e redes de atenção à saúde; a ampliação do acesso, humanização e integralidade do cuidado à saúde; e a articulação de processos de formação, atenção e desenvolvimento tecnológico em saúde, em cenários do SUS.

O projeto oferece o curso de especialização em Gestão da Clínica nas Reuniões da Saúde, Regulação em Saúde no SUS, e Educação na Saúde para Preceptores. Em contrapartida, a Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza o local e aporte tecnológico para a realização dos três cursos, a seleção dos facilitadores e especializandos e a definição das Regiões de Saúde.