Fale Conosco

22 de agosto de 2012

Governo do Estado duplica capacidade de atendimento da Casa do Estudante



OLYMPUS DIGITAL CAMERAO secretário de Estado da Educação, Harrison Targino, inspecionou, na manhã desta quarta-feira (22), as obras de reforma e ampliação da Fundação Casa do Estudante (Funecap), na rua da Areia, em João Pessoa.  A meta do Governo do Estado é dobrar a capacidade de atendimento aos residentes, passando dos 40 atuais para 80 alunos a partir de 2013. O investimento é de aproximadamente R$ 1 milhão.

A obra começou no início de agosto e deverá ser concluída em março de 2013. Após a reforma, a Funecap passará a funcionar com auditório, espaços e acessibilidade para deficientes físicos, quadra de areia para práticas esportivas e laboratório de informática, além de um museu que guardará a memória da Casa do Estudante. O projeto inclui também melhorias estruturais da cozinha e do refeitório, bem como nos banheiros, nas instalações elétrica, hidráulica e sanitária, nos apartamentos residenciais, construção de centro médico e ampliação da biblioteca.

O secretário Harrison Targino disse que a Casa do Estudante está sendo administrada com muito zelo pelo seu corpo administrativo e bem cuidada pelos funcionários que ali trabalham. “A reforma que está sendo feita vai propiciar condições dignas aos residentes para que se possa pontuar o valor histórico da entidade, por onde passaram ex-governadores, ex-ministros, pessoas que fizeram história e onde residem pessoas que querem ter melhores condições de traçar seus caminhos de vida”, afirmou.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém da inspeção feita à reforma, o secretário cumprimentou os funcionários e residentes, e visitou as dependências da entidade, como biblioteca, sala de informática e refeitório, onde almoçou com o diretor executivo da Casa do Estudante, Othon Gama, a diretora técnica, Priscila Gomes, e a chefe de gabinete da SEE, Ivanilda Gentle.

Othon Gama considerou a visita do secretário extremamente importante, já que a Casa do Estudante faz parte da Secretaria da Educação. “O professor Harrison é muito sensível à causa dos estudantes e tem atenção especial a esta instituição que passa por um momento de revitalização, de reconstrução que há mais de 30 anos não tinha”, destacou.

Casa do Estudante – A Casa do Estudante é um espaço que abriga estudantes do interior do Estado e contribuiu para a formação de diversas  lideranças paraibanas do século XX. De ex-governadores, poetas, políticos, artistas ao atual secretário de Estado da Cultura, Chico César, muitas personalidades passaram pela Funecap, que comemorou 75 anos de existência no dia 12 de março. A Fundação foi criada no Governo Argemiro de Figueiredo, em 1937. O prédio tem quatro blocos com 12 apartamentos, abrigando dois estudantes em cada um.