Fale Conosco

1 de outubro de 2015

Governo do Estado divulga resultados do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde



O Governo do Estado, por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, divulgou os resultados dos indicadores monitorados no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde do ano de 2014 para os 223 municípios da Paraíba.

“O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde tem o intuito de garantir mais recursos aos municípios do Estado, buscando assim possibilitar melhorias nas ações prestadas à população paraibana. É importante lembrar que, para receber o incentivo extra, os municípios, em parceria com o Estado, devem alcançar as metas estabelecidas”, explicou a gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Renata Nóbrega.

O Programa de Qualificações das Ações de Vigilância em Saúde foi estabelecido por meio da portaria do Ministério da Saúde nº 1.378, em 9 de julho de 2013. Ela regulamenta as responsabilidades das ações de Vigilância em Saúde pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, e define diretrizes para execução e financiamento. O programa estabelece como diretriz o processo contínuo e progressivo de melhoria das ações de vigilância em saúde que envolva a gestão, o processo de trabalho e os resultados alcançados numa gestão baseada em compromissos e resultados, expressos em metas de indicadores pactuados.

“A Vigilância em Saúde constitui um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise e disseminação de dados sobre eventos relacionados às condições de saúde, visando o planejamento e a implementação de medidas públicas para a proteção, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde da população”, disse a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES.

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, divulgou aplicativo com a avaliação dos resultados do ano de 2014 obtidos pelos 223 municípios. Dessa forma, a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde disponibiliza a apresentação realizada na reunião do Cosems no último dia 15, sobre os resultados da Paraíba, bem como a planilha adaptada com os resultados dos indicadores.

Confira aqui o novo PQA