Fale Conosco

7 de julho de 2012

Governo do Estado divulga nota de pesar pelo falecimento de Ronaldo



O Governo do Estado divulgou há pouco nota de pesar pelo falecimento do ex-governador Ronaldo Cunha Lima, que ocorreu nesta manhã. Assinada pelo governador Ricardo Coutinho, a nota lembra a trajetória política, a aptidão poética e a importância de Ronaldo no cenário local e nacional.

O ex-governador, que também foi senador deputado federal e prefeito de Campina Grande, faleceu na manhã deste sábado, em João Pessoa, onde era mantido em tratamento na própria residência. Ronaldo Cunha Lima lutava contra um câncer no pulmão diagnosticado em julho do ano passado.

 

A nota:

O Governo do Estado da Paraíba lamenta o falecimento do ex-vereador, ex-prefeito, ex-deputado estadual, ex-senador, ex-governador e ex-deputado federal Ronaldo Cunha Lima ocorrido na manhã deste sábado, 7, na cidade de João Pessoa.

De formação humanista e inspiração lírica, o escritor e acadêmico, profundo conhecedor e seguidor de Augusto dos Anjos, usaria a advocacia e a política para o pragmatismo da vida, mas repousaria na poesia sua certeza de posteridade. Já era eterno antes de agora.

Pai, filho e espírito manso. Foi fascinantemente humano e exemplarmente solidário. Deu-se ao povo mais que aos seus, embora amasse a todos como irmãos. Partes de si mesmo.

Líder contemporâneo, um dos maiores da República, soube manter a altivez nas vicissitudes e a simplicidade das conquistas. Admirável em ambas.

Ronaldo Cunha Lima entra na galeria dos notáveis da política paraibana, ao lado de ícones a exemplo de Humberto Lucena, Antônio Mariz, Raimundo Asfora, Argemiro Figueiredo, Ruy Carneiro, José Américo, João Agripino e alguns outros poucos, dignos exemplos de homens públicos, missões de vidas delegadas pelo destino e abraçadas pelas consciências.

A luz de Ronaldo não se apagou. Sua sombra ficará aqui. Ele estará sempre entre o verso e o reverso da memória dos paraibanos, aconchegado nos braços da Rainha da Borborema. Que Deus lhe dê abrigo e nos traga conforto.

Em nome de toda a equipe do Governo, em nome de toda a Paraíba, manifestamos o mais profundo sentimento de pesar e solidariedade, pela perda irreparável do poeta, cuja passagem espiritual aflige a alma dos paraibanos, embora infle a atenuante vela da história. Nossos sinceros sentimentos.

 

Ricardo Vieira Coutinho

Governador do Estado da Paraíba