Fale Conosco

2 de fevereiro de 2018

Governo do Estado distribui sementes durante plenária do Orçamento Democrático em Itaporanga



02.02.18 governo distribui sementes 3 270x202 - Governo do Estado distribui sementes durante plenária do Orçamento Democrático em ItaporangaTodos os escritórios da Emater, empresa integrante da Gestão Unificada, nos 110 municípios contemplados no calendário de plantio estão preparados e já iniciaram a distribuição de sementes de feijão, milho, arroz vermelho e sorgo, beneficiando 60 mil agricultores familiares, nesta primeira fase, nas regiões do Sertão, Cariri e áreas do Curimataú, informou o presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães.

Serão 225 toneladas de sementes certificadas, adquiridas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, com recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Paraíba (Funcep), da ordem de R$ 2,5 milhões. A distribuição obedece a primeira etapa do calendário de distribuição de sementes para o corrente ano.

02.02.18 governo distribui sementes 1 270x202 - Governo do Estado distribui sementes durante plenária do Orçamento Democrático em ItaporangaOs agricultores familiares assistidos pela Emater, empresa integrante da Gestão Unificada, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, para receber as sementes, deverão integrar o Programa Garantia Safra.

Pelo calendário de distribuição definido pela Sedap, cada agricultor recebe 10 quilos de milho, cinco quilos de feijão e 20 quilos de arroz vermelho, e as sementes de sorgo se destinam às regiões com aptidão para essa cultura.

Para que tenha um maior controle, as sementes estão sendo distribuídas em sacas personalizadas com a marca do Governo do Estado/Sedap, contendo 20 quilos de cada cultura. A Emater repassa para o agricultor a quantidade especificada pela coordenação do Programa de Distribuição de Sementes da Sedap.

Na região administrativa da Emater em Itaporanga, que integra 21 municípios, onde aconteceu a primeira plenário do Orçamento Democrático 2018,  na quinta-feira (1º), o governador Ricardo Coutinho entregou kits de sementes aos agricultores  familiares Antônio Delfino Diniz, de Diamante e Jorge Liberalino, de Itaporanga.

Os primeiros municípios beneficiados na região foram Curral Velho, Santana dos Garrotes, Boa Ventura e Itaporanga.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Rômulo Montenegro, o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, João Azevedo, o presidente da Gestão Unificada Nivaldo Magalhães, a coordenadora regional da Emater em Itaporanga Maria de Lourdes Pereira e demais extensionistas também participaram da entrega das sementes aos agricultores familiares presentes.