João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado distribui mais de 700 toneladas de ração animal

segunda-feira, 4 de março de 2013 - 10:17 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

Mais de 700 toneladas de ração animal foram distribuídas durante a semana passada em várias cidades do Estado. A ação, realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura através da Defesa Civil Estadual, aconteceu nas cidades de Juareizinho, Gurjão, Patos, Pombal, Sousa, Água Branca, Imaculada, Juru, Uiraúna, São José de Princesa e Tavares, beneficiando aproximadamente duas mil famílias.

Arlindo Vale, 68 anos, morador do município de Nazarezinho, recebe a ração desde o começo do programa no polo de Sousa. “Estou conseguindo salvar meus animais graças aos programas que o governo nos oferece. Pode ter certeza que se nada fosse feito para nos ajudar já teria perdido quase todo meu rebanho”, afirmou.

A criadora Maria do Socorro, 49, moradora do sítio Santo Antônio, em Sousa, destacou a importância da ação para seus animais. “É muito gratificante receber essa ração. Além dessa, compro a ração que o Governo do Estado oferece com o preço mais barato, assim, sei que pelo menos por mais 15 dias meus animais estarão salvos”, disse.

O Programa de Distribuição de Ração Animal tem como objetivo principal socorrer o rebanho do Estado, que sofre com a pior estiagem dos últimos 30 anos. A iniciativa partiu do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, logo, autorizado pelo Ministério da Integração Nacional, tornando-se um projeto pioneiro no país.

A coordenação do programa ficou a cargo da Defesa Civil Estadual. De acordo com o gerente de Apoio Logístico da Defesa Civil, George Sabóia, o programa tem superado as expectativas. “Iniciamos a distribuição em julho do ano passado; doamos primeiramente 19 mil toneladas. Em janeiro, começamos a entregar mais 10 mil. Até então atendemos aproximadamente 30 mil famílias. São números significativos que certamente têm minimizado os prejuízos dos criadores do Estado”, destacou.

Para participar do programa, o criador precisa apresentar o comprovante de vacinação do gado atualizado e um documento de identificação pessoal. A distribuição segue dentro do cronograma. Na próxima semana, outras cidades serão beneficiadas.