Fale Conosco

18 de setembro de 2012

Governo do Estado disponibiliza dados meteorológicos em tempo real no site da Aesa



O Governo do Estado está disponibilizando na internet uma série de dados agrometeorológicos medidos em tempo real. Informações como quantidade de chuva, velocidade do vento, temperatura e umidade do ar e do solo já podem ser acessadas a qualquer hora, no site da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

Inicialmente, a população terá acesso aos relatórios de João Pessoa, Campina Grande e Sumé e até o final de outubro será colocado no ar o material de outras sete estações agrometeorológicas. “Se você quiser saber, por exemplo, a quantidade de chuva na capital durante as últimas 24 horas, basta acessa nosso site. As informações são enviadas via satélite para a Sala de Situação na sede da Aesa, em Campina Grande. Em seguida, os dados são analisados e disponibilizados na internet”, explicou o gerente regional de bacia hidrográfica da Aesa, Isnaldo Candido da Costa.

O gerente executivo de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Lucílio José dos Santos Vieira, lembra que a Sala de Situação, também conhecida como Centro de Gestão de Situações Críticas, “é uma ferramenta indispensável para manter órgãos como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros informados sobre a possibilidade de chuvas intensas ou altas temperaturas, garantindo um atendimento rápido para a população”.

Os dados agrometeorológicos informados na internet em tempo real também são acompanhados pelo Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), que tem sede em Brasília. Para a implantação dos equipamentos foram necessários mais de R$2 milhões, investidos com recursos próprios do Governo do Estado, da Agência Nacional das Águas e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Pesquisa – Para fazer uma consulta, basta acessar o site www.aesa.pb.gov.br, colocar o mouse sobre a palavra “Meteorologia” no menu localizado no canto inferior esquerdo da página e na clicar em “Estações Agrometeorológicas”. Feito isso, basta escolher a cidade que você deseja as informações.