Fale Conosco

9 de novembro de 2015

Governo do Estado disponibiliza atendimento médico para participantes do IGF



RicardoPuppe Saude ONU 1 270x191 - Governo do Estado disponibiliza atendimento médico para participantes do IGFO Governo do Estado está disponibilizando vários serviços para os participantes da 10ª edição do Fórum de Governança da Internet (IGF), que acontece até o próximo dia 13 no Centro de Convenções de João Pessoa. Desde domingo (8), equipes de saúde coordenadas pela Gerência Executiva de Vigilância em Saúde e Coordenação de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão prestando atendimento às pessoas que necessitam de algum tipo de assistência médica. No domingo foram atendidas cinco pessoas; e nesta segunda-feira, logo no início da manhã, foram quatro atendimentos. Os principais problemas, até agora, são dores de cabeça e de dente, febre, hipoglicemia e estomacais.

Para prestar assistência aos participantes do IGF, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, está disponibilizando três ambientes, sendo um consultório médico; uma Unidade de Pronto Atendimento com dois leitos e outro ambiente com mais oito leitos, com desfibrilador, monitor cardíaco, respirador mecânico e carro de parada respiratória.

RicardoPuppe Saude ONU 324 270x191 - Governo do Estado disponibiliza atendimento médico para participantes do IGF“Todo este aparato nos permite estabilizar os pacientes mais graves, para, em seguida, encaminhá-los para algum hospital da cidade, em uma das ambulâncias disponibilizadas para o evento”, explicou a coordenadora de Urgência e Emergência da SES, Rafaella Keyla.

Ela explicou que são quatro ambulâncias, sendo uma do Corpo de Bombeiros, uma do Governo do Estado e duas do Samu (uma de suporte avançado e uma de suporte básico). A equipe é composta por dois médicos plantonistas, dois enfermeiros, dois técnicos em enfermagem, além de oito profissionais do Samu, sendo um médico, um enfermeiro, um técnico, dois condutores e três do administrativo.

RicardoPuppe Saude ONU 43 270x191 - Governo do Estado disponibiliza atendimento médico para participantes do IGFAlém disso, hospitais da capital estão com leitos de retaguarda para receber os participantes do evento internacional, caso haja necessidade. O Hospital de Emergência e Trauma (um leito clínico e um de UTI); o Ortotrauma, de Mangabeira (um na ortopedia e um na UTI); Hospital Santa Isabel (um clínico e um de UTI); Hospital do Valentina (um leito clínico e um pediátrico); Maternidades Frei Damião e Cândida Vargas (um leito, cada uma), UPAs de Manaíra e do Valentina (um leito de observação, em cada uma), PASM, de Mangabeira (um leito) e ainda tem disponíveis os serviços de referência, Unidade de Saúde das Praias e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Torre.

A SES ainda está colocando de plantão, por 24 horas, equipes de urgência e emergência e vigilância em saúde, com coordenador da área médica.  Após o horário do evento, todas as solicitações serão via 192 (Samu). 

RicardoPuppe Saude ONU 3 270x191 - Governo do Estado disponibiliza atendimento médico para participantes do IGFA servidora pública do Ministério das Comunicações, Luana Carneiro, procurou o posto médico do evento porque sentiu enjoo e fraqueza. Foi medicada e liberada em seguida. “Este serviço é ótimo e necessário. Fui atendida de forma rápida por pessoas super atenciosas, o que nos dá uma grande segurança e um acolhimento, principalmente pra quem é de fora e não conhece nada por aqui”, comentou a brasiliense.

Para o médico do Trauma, Thiago Carvalho, trabalhar no evento é uma experiência enriquecedora. “É gratificante porque entramos em contato com outras culturas, outros perfis, por meio da assistência, e isso agrega e muito ao conhecimento do profissional`, disse.