Fale Conosco

2 de dezembro de 2015

Governo do Estado discute reordenamento da cultura do Sisal na Paraíba



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), em parceria com a Embrapa e a Assembleia Legislativa da Paraíba, promove nesta sexta-feira (4) um seminário para tratar da safra 2015 com o tema “Reordenamento da cadeia produtiva do sisal – Fibra forte da Paraíba”. O evento acontece a partir das 8h, no auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cuité.

Segundo o secretário da Agricultura Familiar da Paraíba, Lenildo Morais, pesquisadores, técnicos, professores universitários e secretários de Estado estarão presentes. O objetivo é discutir o tema com todos os agentes dessa cadeia produtiva do sisal da base primária e do mercado e instituições de apoio ao desenvolvimento da cultura do sisal na Paraíba. “Estamos buscando soluções definitivas”, disse o secretário.

Lenildo Morais destacou que inúmeras pesquisas direcionadas ao uso do sisal estão sendo desenvolvidas e algumas já estão em fase de conclusão. “As pesquisas estão trazendo resultados surpreendentes. O sisal é capaz de produzir novos produtos, como xampu contra caspa, remédio para doenças de pele, acaricidas e ração animal”, explicou o secretário, lembrando ainda que a fibra pode ser usada na indústria automobilística, nos eletroeletrônicos, em móveis e construção civil, além de servir para ração animal e produção de etanol.

Programação

8h – Recepção dos participantes

8h30 – Tecnologias da Embrapa para cultura do sisal e estratégias para o reordenamento da produção na Paraíba

9h – O sisal no mundo e na economia brasileira

10h – Atuação da Campol na organização da produção cooperativada para o mercado

10h30 – Situação da comercialização da fibra do sisal na Paraíba

11h – Reordenamento da cadeia produtiva do sisal na Paraíba

11h30 – Debates e encaminhamento do plano de trabalho

12h – Encerramento