João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado discute plano de aplicação dos recursos do BNDES

sexta-feira, 21 de maio de 2010 - 17:38 - Fotos: 

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (21), na Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), entre os secretários de Estado com recursos vinculados e alocados no Plano de Aplicação do Empréstimo BNDES 2010 e líderes políticos da bancada da oposição e situação, foram discutidos os investimentos que serão realizados com os recursos pleiteados pelo Governo do Estado junto à instituição financeira federal. Os projetos tramitam na Assembléia Legislativa.

De acordo com o secretário de Estado, Marcelo Weick, o empréstimo de R$ 287 milhões vem do Governo Federal e BNDES e deve ser contratado pela Paraíba para compensar perdas com parcelas do Fundo de Participação dos Estados (FPE), tanto no ano de 2009 como também em 2010.

Ele salientou ainda que a reunião foi uma iniciativa do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo, e também do colégio de líderes para discutir o Plano de Aplicação. “A reunião foi positiva e quem ganha é a maturidade institucional e a democracia na Paraíba. Os deputados puderam ter todas as consciências das justificativas do que vai ser aplicado, como vai ser aplicado e porque será aplicado”.

Já o secretário do Planejamento e Gestão, Osman Cartaxo, afirmou que a preocupação do governo estadual foi mostrar, nessa reunião, quais os investimentos que serão feitos com esses recursos. Ele explicou ainda que o empréstimo terá juros de 1.1% ao mês, 120 meses para pagar, dois anos de carência e está destinado a setores básicos da infraestrutura econômica e social do Estado, como esgotamento sanitário, abastecimento d´água, segurança pública, rodovias etc.

“É uma característica dos Estados do Nordeste que os investimentos mais pesados de infraestrutura sejam todos feitos através de empréstimos, e acredito que o empréstimo deverá correr célere na Assembléia com vista a sua apresentação no momento democrático”, disse Osman Cartaxo.

Participaram da reunião os secretários Gustavo Gominho (Segurança Pública), Francisco Sarmento (Recursos Hídricos), Marcus Ubiratan (Finanças), Marcelo Weick (Casa Civil), Osman Cartaxo (Planejamento), José Maria de França (Saúde) e Sales Gaudêncio (Educação e Cultura), além dos deputados Ricardo Barbosa (PSDB), Branco Mendes (DEM) e Jeová Campos (PT).

Mônica Nóbrega, da Secom-PB