João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado discute parceria com Organização das Cooperativas

quinta-feira, 13 de novembro de 2014 - 18:57 - Fotos:  João Francisco / Secom-PB

O Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar, vai firmar parceria com o Sistema OCB/PB – Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba, por meio do Projeto “Portas Abertas”, uma iniciativa pioneira e de sucesso em Brasília, que agora será desenvolvida na Paraíba visando orientar o setor cooperativista paraibano.

Na tarde desta quinta-feira (13), representantes do Sistema e de cooperativas conheceram as ações do Projeto Cooperar. De acordo com o gestor estadual do Cooperar, Roberto Vital, o “Portas Abertas é importante porque as cooperativas têm sido cada vez mais as organizações prioritárias na formalização de convênios com o Cooperar e oportuno porque estamos encerrando um contrato com o Banco Mundial e formalizando um novo acordo no valor de 80 milhões de dólares, com proposta já aprovada pelo governo brasileiro”.

Pedro José D’Albuquerque, superintendente do Sistema OCB/Sescoop-PB, destacou que a ideia é fazer com que as pessoas dirigentes de cooperativas conheçam melhor as estratégias de desenvolvimento de suas atividades com relação a convênios de futuros projetos. “O objetivo é aproximar as cooperativas do Cooperar, do Sistema Faepa/Senar e Conab para que no futuro o setor cooperativista tenha um melhor acesso aos benefícios que essas entidades oferecem”, explicou.

Para Aristóteles Cavalcanti, representante da Cooperativa dos Apicultores de Catolé do Rocha, “o Projeto Portas Abertas funcionará como intermediário, abrirá as oportunidades para negócios, isto desenvolverá muito a produção das cooperativas”. A região de Catolé do Rocha, produziu cerca de 200 toneladas de mel, o equivalente a 60% de toda a produção de mel na Paraíba..

José de Deus Barbosa preside uma cooperativa no município de Camalaú que produz principalmente ração para caprinos, aves e peixe. Na avaliação dele, o “Portas Abertas” vai somar mais conhecimento técnico e proporcionar mais apoio na organização das cooperativas.

Para Luciano Batista, que está organizando a criação da Cooperativa de Criadores de Suínos de Sumé, o projeto do Sistema OCB/PB vai ter um papel importante nesses passos iniciais de formação da cooperativa. “Por exemplo, a gente está tendo apoio jurídico na elaboração do estatuto, conhecendo os órgãos parceiros que podem nos orientar em cursos de capacitação e onde buscar recursos”, disse.