João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado discute melhorias no sistema penitenciário com diretores prisionais

sexta-feira, 22 de março de 2013 - 12:26 - Fotos: 

O secretário de Estado da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, se reuniu nessa quarta-feira (20) com diretores de presídios e cadeias públicas em Campina Grande. O encontro aconteceu no auditório do Museu Assis Chateaubriand (MAC), na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com a presença do gerente executivo da Administração Penitenciária, tenente-coronel Arnaldo Sobrinho.

Durante a reunião, o secretário analisou com os diretores uma série de procedimentos que serão adotados paulatinamente nas unidades prisionais do Estado, dentro da realidade de cada uma delas, com o objetivo de melhorar e otimizar cada vez mais os trabalhos no sistema penitenciário. As dificuldades e os problemas enfrentados pelos servidores também foram debatidos com os gestores das unidades. “Nós sabemos que as dificuldades existem e estamos, na medida do possível, tentando solucioná-las. Eu quero ajudar a mudar o sistema penitenciário”, disse o secretário.

Capacitação – Virgolino lembrou os investimentos em capacitação profissional da categoria, como o Curso de Escolta e Apoio a Recapturas (Cesar), além do Curso de Introdução a Atividade de Inteligência Penitenciária (Ciainp), “para o qual convidamos especialistas da Abin, ou seja, profissionais de alta capacidade técnica”, frisou Wallber.

Efetivo – O secretário falou ainda de uma reorganização na distribuição do efetivo de agentes de segurança penitenciária nos presídios e cadeias públicas, como forma de diminuir a carência desses servidores nas unidades penais mais prejudicadas com a escassez de pessoal.