Fale Conosco

22 de março de 2013

Governo do Estado discute melhorias no sistema penitenciário com diretores prisionais



secap walber reuniao com diretores de sistema prisional no interior (1)O secretário de Estado da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, se reuniu nessa quarta-feira (20) com diretores de presídios e cadeias públicas em Campina Grande. O encontro aconteceu no auditório do Museu Assis Chateaubriand (MAC), na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com a presença do gerente executivo da Administração Penitenciária, tenente-coronel Arnaldo Sobrinho.

Durante a reunião, o secretário analisou com os diretores uma série de procedimentos que serão adotados paulatinamente nas unidades prisionais do Estado, dentro da realidade de cada uma delas, com o objetivo de melhorar e otimizar cada vez mais os trabalhos no sistema penitenciário. As dificuldades e os problemas enfrentados pelos servidores também foram debatidos com os gestores das unidades. “Nós sabemos que as dificuldades existem e estamos, na medida do possível, tentando solucioná-las. Eu quero ajudar a mudar o sistema penitenciário”, disse o secretário.

secap walber reuniao com diretores de sistema prisional no interiorCapacitação – Virgolino lembrou os investimentos em capacitação profissional da categoria, como o Curso de Escolta e Apoio a Recapturas (Cesar), além do Curso de Introdução a Atividade de Inteligência Penitenciária (Ciainp), “para o qual convidamos especialistas da Abin, ou seja, profissionais de alta capacidade técnica”, frisou Wallber.

Efetivo – O secretário falou ainda de uma reorganização na distribuição do efetivo de agentes de segurança penitenciária nos presídios e cadeias públicas, como forma de diminuir a carência desses servidores nas unidades penais mais prejudicadas com a escassez de pessoal.