Fale Conosco

5 de junho de 2014

Governo do Estado discute avanços na assistência social



A secretária de Estado do Desenvolvimento (Sedh), Aparecida Ramos de Meneses, participou na tarde da terça-feira (3), no Auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Sumé, do debate “Os desafios para o exercício profissional do Assistente Social na atual conjuntura”.

Na ocasião, Cida Ramos, que também é a atual presidente do Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social (Fonseas), destacou os avanços da Assistência Social no Brasil e na Paraíba.

Segundo a secretária, no Estado, entre outras ações que efetivam a Política Nacional da Assistência Social (PNAS) houve a ampliação no número de Centros de Referência Especializados de Assistência Social; implantação de programas para pessoas idosas como o Projeto Acolher (idosos institucionalizados) e habitacional (Cidade Madura), além das ações para pessoa com deficiência como melhorias na Funad, implantação de Centro Dia e de Inclusão e Escola de Libras.

Ainda na área de assistência à criança e ao adolescente, houve capacitação para os conselheiros tutelares em todo o Estado e foi lançado o Disque Estadual 123, que registra casos de violação de direitos.

Importância do assistente – Para Cida Ramos, a atuação do assistente social é fundamental na sociedade. “É uma categoria aguerrida e determinada na defesa de uma sociedade justa e igualitária. Principal protagonista na elaboração e execução do Sistema Único da Assistência Social (Suas), com ação profissional norteada pela ampliação e garantia de direito”, ressaltou ela, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a igualdade e cidadania da população paraibana.