João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado discute agroecologia na agricultura familiar

terça-feira, 30 de maio de 2017 - 10:52 - Fotos:  Secom-PB

Como parte da 13ª Semana dos Alimentos Orgânicos, acontece nesta quarta-feira (31), no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca, o seminário “Agroecologia em foco no Território da Borborema”, destinado à instituições de pesquisa e de extensão rural, professores, estudantes e agricultores familiares, numa ação que envolve diversos órgãos do poder público e privado, evento promovido pelo Governo do Estado por meio da Gestão Unificada, vinculada à Sedap.        

Com início às 9 horas, na abertura haverá palestra do pesquisador Marenilson Batista, da Embrapa sobre políticas públicas agroecológicas para agricultura familiar, seguido de relatos sobre experiência de fornecedores ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) por Orlando Soares Correia, Oclécio Virgínio Maciel e outros.

A professora Shirleyde Alves dos Santos, da UEPB, abordará a importância e tendências da agroecologia na segurança alimentar. A metodologia de produção do orgânico Algodão Paraíba será o tema do extensionista da Emater Ricardo Farias.     

A programação consta ainda, na parte da tarde, da apresentação de projetos agroecológicos objetos do convênio da chamada MDA/CNPq por Ivonte Berto Menino e João Felinto. Em seguida, a professora Élida Correa Barbosa, da UEPB, falará sobre manejo agroecológico e problemas fitossanitários na agricultura familiar. A certificação e comercialização de produtos orgânicos pelo pesquisador Manoel Mota, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.      

A XIII Semana dos Alimentos Orgânicos tem como proposta ser um marco dentro da campanha voltada ao esclarecimento da sociedade, especificamente o consumidor urbano, relativo a produtos orgânicos, bem como a importância do consumo destes.