Fale Conosco

6 de junho de 2016

Governo do Estado debate a educação nas prisões nesta quarta-feira em João Pessoa



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com outras entidades e instituições de ensino, realiza, nesta quarta-feira (8), em João Pessoa, o Seminário de Educação nas Prisões. O evento vai acontecer no auditório do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba, a partir das 8h30. Entre os temas abordados estão práticas educativas com mulheres encarceradas, educação e cidadania, além da gestão de políticas públicas voltadas a esta realidade.

O objetivo do seminário é debater a educação no sentido amplo, englobando a formação, cidadania, leitura, educação não formal e educação escolar. Dessa forma, os envolvidos na ação pretendem contribuir com um melhor entendimento da importância da educação no contexto prisional, como uma das estratégias para combater a violência junto às pessoas privadas de liberdade. Para isso, diversos atores participam do processo: Estado, sociedade civil, universidades, Ministério Público, judiciário e igrejas.

Na abertura do evento, será discutida a educação formal e não formal. Logo depois, o debate será sobre a garantia do direito à educação. No período da tarde, o seminário apresenta uma série de relatos de experiências, com a formação de três grupos de trabalho: práticas educativas com mulheres encarceradas, educação e cidadania, além da gestão de políticas públicas. À noite, o evento termina com uma discussão sobre a formação para o trabalho e cidadania.

Entre os destaques do evento está a participação de agentes prisionais femininas que trabalham na administração penitenciária da Paraíba; de mulheres do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem); de representantes da Secretaria de Educação de Pernambuco; do Serrotão, em Campina Grande; e de outros presídios e cadeias públicas paraibanas.