Fale Conosco

9 de fevereiro de 2018

Governo do Estado cria Rede de Formação e Colaboração Gira Paraíba



O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou na edição desta sexta-feira (9) o Decreto Nº 38.074, de 07 de fevereiro/2017, que cria a Rede de Formação e Colaboração Gira Paraíba, para a formação continuada no âmbito da educação pública da Paraíba. O Gira Paraíba foi lançado pelo governador Ricardo Coutinho, na quarta-feira (7), durante a solenidade de abertura do ano letivo na Rede Estadual de Ensino.

A Rede de Formação e Colaboração Gira Paraíba objetiva formar e assessorar gestores, professores e monitores das redes públicas de educação na aprendizagem centrada no estudante, considerando aspectos como protagonismo e autonomia, projeto de vida, acolhimento, competências socioemocionais, cultura da confiança, salas de aula colaborativas, aprendizagem baseada em projetos, clubes juvenis entre outros.

O Decreto visa também à oferta de cursos de formação de línguas, cria o Selo “Escola Gira Mundo” para escolas das redes públicas de nível fundamental que atingirem excelência na aprendizagem centrada no estudante; de disseminar por meio de formações métodos de intervenção comunitária, empreendedorismo pedagógico e práticas de ciência, tecnologia e educação profissional nas escolas de ensino médio; formar e assessorar a criação de escolas bilíngues de nível fundamental no âmbito das Escolas Gira Mundo; identificar boas práticas realizadas na rede estadual e incorporar às ações da Rede Gira Paraíba.

A ação tem por finalidade ainda constituir um banco de especialistas da Rede de Formação e Colaboração Gira Paraíba com profissionais, monitores e estudantes das redes públicas de educação para atuar em parceria com o Programa Gira Mundo Estudantes, na formação de jovens monitores e execução de projetos de monitoria nas escolas da rede estadual, que poderão ser desenvolvidos por estudantes egressos.

As ações realizadas na 1ª, 2ª, 12ª e 14ª Regionais de Educação deverão ser vinculadas ao Centro de Formação de Educadores de João Pessoa. As ações realizadas na 3ª, 4ª, 5ª e 6ª GREs deverão ser vinculadas ao Centro de Formação de Educadores de Campina Grande e na 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 13ª GREs acontecerão no Centro de Formação de Educadores de Sousa.

A Rede de Formação Gira Paraíba será gerida pela Gerência de Recursos Humanos (GRH) da SEE, por meio de uma comissão executiva com representantes da GRH, dos Centros de Formação, da Diretoria de Desenvolvimento Estudantil e da Coordenação do Programa Gira Mundo Professores.