Fale Conosco

10 de junho de 2016

Governo do Estado cria ouvidoria para serviços da Secretaria da Educação



A Secretaria de Estado da Educação (SEE) conta agora com um novo serviço. Já está em funcionamento a Ouvidoria da Educação, instrumento que serve como canal de comunicação direto com a população, com o objetivo de reforçar ainda mais as ações do órgão. O serviço, que é integrado à Ouvidoria do Estado da Paraíba, atende pelos números: (83) 3222-9830 e 3218-4264, das 8h às 16h30, de segunda a sexta-feira.

De acordo com a ouvidora correspondente da SEE, Sandra Maria Cavalcanti Alves de Sousa, o serviço é uma importante ferramenta para a sociedade, que precisa ter a seu favor um instrumento capaz de receber suas demandas como reclamações, denúncias, sugestões ou elogios sobre a prestação de serviços públicos referentes à Secretaria de Estado da Educação. “Assim que recebemos esse contato, encaminhamos as demandas para os setores responsáveis, encurtando a distância entre a população e o poder público”, explicou.

A Ouvidoria tem o propósito de cumprir com o princípio constitucional da eficiência, principalmente, e garantir que o serviço público prestado seja feito de maneira satisfatória, bem como o de fornecer informações sobre as ações, programas, despesas, contratos, servidores, e todos os demais temas concernentes à administração pública. “Assim que recebemos o contato, registramos, apuramos e enviamos respostas às reclamações, denúncias e sugestões dos cidadãos sobre os serviços educacionais prestados pelo Estado”, ressaltou a ouvidora, que destacou, também, o slogan da iniciativa: “Ouvidoria da Educação, ouvir para educar”.

A iniciativa leva, ainda, à realização de visitas técnicas às Gerências Regionais de Educação (GREs) e escolas, para discutir as demandas da jurisdição e propor mudanças, além de elaborar relatórios que funcionam como fonte de dados para a administração pública para diagnóstico da gestão. Isto permite que o administrador seja capaz de avaliar seu trabalho e promover mudanças pontuais e estratégicas.

Como fazer? – O cidadão que quiser entrar em contato com a Ouvidoria da Educação poderá, inclusive de forma sigilosa, indicar alguma irregularidade ou indício de irregularidade nas escolas, nas regionais ou na própria Ouvidoria; poderá reclamar, quando quiser relatar uma insatisfação em relação às ações e serviços da Educação Estadual; poderá informar, quando quiser solicitar dados ou explicações; poderá sugerir, quando quiser propor alguma ação considerada útil na área da educação, bem como poderá elogiar, sempre que o demandante se encontrar satisfeito ou agradecido por algum serviço prestado.

O contato também pode ser presencial, no Centro Administrativo Integrado – Bloco 1 – térreo – Jaguaribe, em João Pessoa. O e-mail da Ouvidoria da Educação é:ouvidoria@see.pb.gov.br.