Fale Conosco

1 de fevereiro de 2012

Governo do Estado convoca Consocial Regional em Campina Grande



O Governo do Estado convocou para o próximo dia 10 a 1ª Conferência Regional de Transparência e Controle Social de Campina Grande. O evento é destinado aos municípios da região da Borborema e a todos os representantes do poder público, sociedade civil e de conselhos setoriais que não tiveram a oportunidade de participar das conferências municipais e regionais ao longo de 2011.

A conferência em Campina vai acontecer no auditório da Faculdade de Administração da UEPB e terá como tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”. Trata-se de uma fase preparatória para a etapa estadual, marcada para os dias 15, 16 e 17 de março, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

A Consocial vem acontecendo em âmbito municipal e regional desde o ano passado e foi convocada por mais de 80 cidades paraibanas com o objetivo de promover um espaço público de debates sobre transparência pública e controle social. Durante as conferências, são priorizadas 20 diretrizes que devem embasar o Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social para os órgãos da administração pública.

Os debates são firmados em quatro eixos temáticos: promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

 

Ao final das conferências, são eleitos os delegados que devem representar os municípios nas demais etapas. A Conferência Nacional está prevista para o período de 18 a 20 de maio, em Brasília. Mais informações podem ser acessadas no facebook.com/consocialpb ou ainda no twitter @consocialpb.