João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado constata redução de 6,86% dos casos de dengue

sexta-feira, 7 de junho de 2013 - 10:11 - Fotos:  Secom-PB

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) revelam redução de de 6,86% nas notificações da dengue clássica na Paraíba, de 1o de janeiro a 31 de maio de 2013, em relação ao mesmo período no ano passado. Nesses cinco meses, foram notificados 5.955 casos suspeitos da doença no Estado, com 1.890 confirmados para dengue e 559 descartados, o que representa uma redução de 6.394.

Quanto aos casos graves da doença, foram notificados 39 de dengue com complicações (DCC), 10 de febre hemorrágica (FHD) e três de síndrome do choque da dengue. “Mesmo com a redução de casos notificados, é importante a manutenção das ações já desencadeadas pelos municípios e o constante monitoramento que a equipe do Estado vem realizando junto aos territórios”, disse a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares.

Com relação aos óbitos notificados, cinco já foram confirmados como dengue nos seguintes municípios: um em João Pessoa (DCC), um em Arara (FHD), um em Salgado de São Félix (DCC), um em Pitimbu (DCC) e um no Conde (DCC). Nove óbitos continuam em investigação, aguardando dados dos municípios para conclusão: dois em João Pessoa, um em Campina Grande, um em Alagoa Grande, um em Santa Rita, um em Mari, um em Areia, um no Conde e um em Santa Cruz.

No início do mês de junho, a SES concluiu o Alinhamento Técnico (epidemiologia, ambiental, sistema e assistência) junto aos técnicos das Gerências Regionais de Saúde para trabalho conjunto com os principais municípios que apresentam alta incidência, mortalidade ou Índice de Infestação Predial (IIP) de risco com a realização de visitas de campo para melhor nortear suas ações.

De 10 a 14 de junho, as equipes técnicas da SES e das GRS dos municípios de Princesa Isabel, Sousa e Campina Grande estarão desenvolvendo um planejamento estratégico para atualização dos fluxos laboratoriais, assistências para os casos graves e trabalhos das áreas epidemiológica, ambiental e sistema de informação.

Além disso, está disponível no site www.unasus.gov.br/dengue um curso online de atualização sobre dengue para os profissionais de saúde. “Qualquer profissional de saúde pode se matricular e, depois de concluído, receberá um certificado emitido pelo Ministério da Saúde”, acrescentou Talita. O curso é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).