João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado conclui construção de barragem subterrânea em Várzea

segunda-feira, 30 de novembro de 2015 - 14:04 - Fotos: 

Agricultores familiares da Comunidade Quilombolas Pitombeira, no município de Várzea, no Sertão, estão comemorando a conclusão da barragem subterrânea, uma das maiores construídas no Estado, além da perfuração de poço amazonas de anéis. A ação integra o Projeto Eco Produtivo, executado pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), em parceria com a prefeitura municipal e a associação comunitária local.

A barragem tem uma extensão de 182 metros, com uma profundidade de 10 metros e vai beneficiar 65 famílias quilombolas ali residentes. A obra foi construída em solo aluvional de aproximadamente 50 hectares, que será explorada com agricultura de base familiar, capineiras, além de cultivos irrigados, aumentando, com isso, o potencial socioeconômico e ambiental da localidade.

A comunidade também está sendo beneficiada com a distribuição de raquetes de palma forrageira resistentes à cochonilha do carmim, destinada a suporte alimentar do rebanho. Além de Pitombeira, serão beneficiadas com raquetes de palma as comunidades de Bartolomeu, em Bonito de Santa Fé, Ozeil Pereira, em Remígio, e Alagamar, em Salgado de São Felix, todas integrantes do Projeto Eco Produtivo, lançado no mês de outubro pelo Governo da Paraíba.

Na avaliação do presidente da GU, Nivaldo Magalhães, o esforço conjunto de todos os técnicos envolvidos no Eco Produtivo, já começa a apresentar resultados. “O Projeto aponta para o incremento rural sustentável e o fortalecimento socioeconômico das comunidades rurais, distribuído em quatro mesorregiões do Estado e busca um modelo de gestão economicamente viável”, justificou.

Assim como na comunidade de Pitombeira, as demais comunidades estão sendo beneficiadas com o desassoreamento de açudes, lagos e lagoas, perfuração de poços, construção de barragens subterrâneas e instalações de dessalinizadores. A barragem de Pitombeira contou com o acompanhamento de técnicos do escritório regional da Emater em Patos e local, de Várzea, sendo supervisionada pelo coordenador regional da Emater em Patos, Francisco Acácio, com execução do técnico Ricardo Pereira Farias.

As famílias beneficiárias do Eco Produtivo podem participar de cursos sobre educação ambiental, resíduos sólidos e coleta seletiva, segurança alimentar, processamento de frutas, associativismo, além de manejo sobre a caprinovinocultura. Conforme a vocação de cada unidade de produção familiar, serão ainda estimuladas a trabalhar com apicultura, suinocultura, avicultura, piscicultura e bovinocultura.