Fale Conosco

25 de março de 2015

Governo do Estado comemora Semana Mundial da Água com palestra na cidade de Sapé



Estudantes da Escola Estadual Monsenhor Odilon Alves, na cidade de Sapé, terão uma aula diferente nesta quinta-feira (26).  Eles participarão da programação da Semana Mundial da Água, promovida pelo Governo do Estado, e assistirão a uma palestra sobre a qualidade da água dos rios e açudes paraibanos. A palestra vai ser ministrada às 8 h, na própria escola, por técnicos da Sudema e da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

A programação na Escola Estadual Monsenhor Odilon Alves também prevê a distribuição de materiais educativos com o tema “Cuide da Água da Gente”, no qual são repassadas dicas de como aproveitar a água da chuva; proteger as nascentes dos cursos de água e reservatórios e cuidar das matas.

Na sexta-feira (27), no mesmo horário, será a vez dos alunos da Escola Estadual da Prata, em Campina Grande. “Vamos apresentar o documentário Lei da Água, que fala da importância das florestas para a conservação dos rios. Na sequência realizaremos um debate esclarecedor”, destacou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.

No documentário, depoimentos de biólogos, cientistas, zootecnistas, oceanógrafos, agrônomos; geólogos; advogados de instituições que lutam pela preservação do meio ambiente, promotores, parlamentares, pesquisadores, produtores rurais e ambientalistas, sobre as consequências do desmatamento de encostas e de áreas de preservação permanente e a preocupação com a nova  “Lei da Água”,  que prevê, entre outras coisas, a diminuição de 30 para 5 metros a extensão da mata ciliar, que serve para proteger os rios.

Além da Aesa e da Sudema, participam da programação da Semana das Águas as Secretarias de Estado da Saúde; da Educação; de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia;  Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa); Fundação Nacional de Saúde (Funasa); Comitês das Bacias Hidrográficas da Paraíba; do Litoral Norte e do Litoral Sul, professores e alunos, do IFPB.

O Dia Mundial da Água foi comemorado no domingo passado, quando servidores do Governo do Estado realizaram caminhada, passeio ciclístico e um café da manhã em João Pessoa. A mobilização em defesa do uso racional aconteceu no Busto de Tamandaré, no bairro de Tambaú.