Fale Conosco

4 de dezembro de 2014

Governo do Estado comemora Dia do Extensionista nesta sexta-feira  



O Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) comemora, nesta sexta-feira (5), o Dia do Extensionista, com evento na sua sede na estrada de Cabedelo, a partir das 8h. A programação consta de um ato ecumênico, palestras, exposição de atividades de assessoramento aos agricultores familiares, entre outras ações. No evento também serão assinados termos de cooperação técnica, entrega de veículos, premiação Paraíba Terra Forte aos extensionistas destaque em 2014 e apresentação musical.

Também está previsto um café da manhã, hasteamento das Bandeiras da Emater, da Paraíba e do Brasil com exibição dos respectivos hinos executados pelo Coral Emater. Depois, será realizado o culto ecumênico, visitação ao painel de exposição de fotografias sobre os 59 anos da empresa.

A Emater Paraíba, uma das principais empresas executoras da política agropecuária do Governo do Estado, tem contado com a parceria de instituições financeiras e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), além do apoio do governador Ricardo Coutinho, para levar adiante suas inúmeras ações de forma direta e indireta perante milhares de agricultores familiares. Segundo relatório de atividades da empresa, no período de 2011 a 2014 foi assistida uma média anual de 160 mil famílias agricultoras.

O Governo do Estado, por meio do serviço de extensão rural e parceria com outras instituições, tem participado de maneira decisiva na inclusão produtiva e social no meio rural, especialmente para as mais longínquas e pequenas comunidades rurais, e para os municípios eminentemente agrícolas, para os quais, sem tal presença, não seria possível circular na economia cerca de R$ 499 milhões.

Nestes quatro anos, o serviço de extensão rural realizado pelo Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, desenvolveu ações que ajudaram o acesso de famílias agricultoras aos programas e políticas públicas, avançando no processo de produção de alimentos saudáveis, e na inclusão produtiva e social em todo Estado.

Nas ações de convivência no semiárido destacam-se a captação e uso adequado de água, através de articulação, apoio na construção ou reforma barragens subterrâneas, poços, pequenos açudes, barreiros, cisternas, entre outros, para armazenamento de água, como também armazenamento de forragens e a elaboração de projetos agropecuários.

O serviço de extensão rural paraibano teve papel importante na conquista do reconhecimento internacional de zona livre de febre aftosa com vacinação no Estado. A Emater tem ajudado na erradicação da doença a partir do processo do recadastramento das propriedades rurais à vacinação dos rebanhos. Além das viaturas, todos os anos a Emater disponibiliza todo o seu efetivo técnico durante as duas etapas da campanha.