João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado comemora ações administrativas na área de Saúde

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 - 18:55 - Fotos: 

O atual Governo da Paraíba completa nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, um ano de programas e ações voltados à melhoria da qualidade de vida da população do Estado. Na área de Saúde, os principais resultados de investimentos realizados no ano de 2009 são inúmeras ações de ampliação, reforma ou recuperação de unidades em todo o Estado, segundo relatório de gestão enviado pelo governador José Maranhão à Assembléia Legislativa, na semana que passou.

O relatório de execução das ações no ano passado registra melhorias realizadas ou em andamento no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa; Maternidade Frei Damião; Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedemex); Hospital Geral de Queimadas; Hospital e Maternidade Distrital de Tapeorá; Hospital e Maternidade de Monteiro; Hospital Geral de Sumé; Hospital e Maternidade Regional de Picuí; Maternidade Regional de Patos; Hospital Distrital de Coremas; Hospital e Maternidade Regional de Cajazeiras, de Sousa e de Pombal.

Os investimentos na área da Saúde compreenderam ainda a Unidade Mista de Itapororoca; Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande (recursos superiores a R$ 100 milhões); Unidade Mista de Belém do Brejo do Cruz; Hospital Geral de São Bento; Hospital e Maternidade Regional de Itabaiana; Hospital Geral de Pedras de Fogo.

Como ações estratégicas, destaque para a assinatura do Pacto para Redução de Mortalidade Infantil em 21 municípios; implantação da Rede Estadual de Atenção à Mulher, Criança e Adolescentes em Situação de Violência. O Governo também implantou o Projeto Nascer e o teste rápido para prevenção e diagnóstico do HIV; atendimento oftalmológico aos alunos do Programa Brasil Alfabetizado – Projeto Olhar Brasil – com 189 municípios atendidos.

Nas ações de atenção básica à saúde, o programa Praça da Gente realizou ações de saúde e de cidadania com 66.576 atendimentos em Guarabira, Patos e Cajazeiras. A Vigilância em Saúde realizou uma série de atividades a exemplo da distribuição de 30 microscópios para hospitais e secretarias municipais de saúde; aquisição de 36 veículos para as gerências regionais de saúde, laboratórios e hospitais; implantação da Política Estadual de Saúde do Homem; implantação da Política Estadual de Saúde do Idoso; implantação da Rede de Reabilitação da Pessoa com Deficiência em 18 dos mais populosos municípios.

Merecem igualmente registro ações de gestão e implantação da Programação Pactuada e Integrada da Assistência (PPI); implantação do Plano Diretor de Regionalização; publicação do Plano Estadual de Saúde; aumento em 31,57% do número de transplantes; instalação do Laboratório de Biologia Molecular do Hemocentro da Paraíba; ampliação dos serviços de hemodiálise; implantação do Pacto pela Vida, em Defesa dos SUS e de Gestão; adesão ao Pacto pela Saúde – habilitação dos municípios em gestão plena de saúde; atendimento e cirurgias em cardiopatas; implantação do Banco de Olhos da Paraíba.

Ainda nesse setor, em 2009 houve importantes investimentos no Hospital Edson Ramalho, como a implantação da UTI Neonatal; reforma no setor odontológico; melhorias no Serviço de Reabilitação Auditiva/Otorrino; e modernização dos setores de Endoscopia e Colonoscopia.

 

Josélio Carneiro, da Secom-PB