Fale Conosco

18 de agosto de 2011

Governo do Estado capacita estagiários para atuar na assistência social



O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH), iniciou nesta quinta-feira (18) na Escola de Serviço Público da Paraíba (Espep), em Mangabeira, o Estágio Supervisionado em Serviço Social. O curso acontecerá durante este semestre para cerca de 30 estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins).

“Em uma parceria com as universidades estamos capacitando estagiários, para que antes que eles comecem a atuar, tenham mais conhecimento sobre a teoria em serviço social e também sobre como funciona a Secretaria, que tem três frentes: direitos humanos, trabalho e inclusão e assistência”, explicou a secretaria da SEDH, Aparecida Ramos.

A gerente executiva de Assistência Social, Nataly de Sousa Pinheiro, lembra que o estágio é uma fase que tem o caráter de unir a vivência acadêmica com a prática profissional:

“O estágio propicia uma maior familiarização com o ambiente de trabalho, de modo que o estagiário cresça profissionalmente, propiciando a complementação do ensino e da aprendizagem, tornando-se elemento de integração, em termos de aperfeiçoamento técnico, cultural e científico”, destaca.

Suas – Durante o estágio, um dos pontos que será detalhado é o Sistema Único de Assistência Social (Suas), com um modelo de gestão participativa, que articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Desta forma, o Suas envolve diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.