Fale Conosco

11 de abril de 2013

Governo do Estado capacita engenheiros da Defesa Vegetal



A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), por meio da Gerência Executiva de Defesa Agropecuária e da Gerência Operacional de Defesa Vegetal, está capacitando 15 engenheiros agrônomos sobre pragas quarentenárias dos citros, da banana e da cana-de-açúcar. As capacitações estão sendo realizadas neste mês de abril nas cidades de Belém, Piracicaba e Araraquara.

Com aulas teóricas e práticas e visitação aos locais de ocorrência, a programação das capacitações contempla as temáticas de classificação taxonômica, identificação, sintomatologia e mapeamento e métodos de controle das pragas quarentenárias dos citros, banana e cana-de-açúcar.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, essas capacitações possibilitam um intercâmbio de conhecimento em nível nacional, trazendo para a Paraíba soluções técnicas de combate às pragas em nossas culturas. “Um investimento importante do Governo do Estado na formação dos profissionais da defesa vegetal que irá beneficiar toda a sociedade”, disse.

A capacitação sobre as pragas dos citros acontece na Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), no município de Araraquara (SP). A da cana-de-açúcar ocorre no Centro de Tecnologia Canavieira, em Piracicaba (SP), e a da banana, na Embrapa Amazônia Oriental, em Belém (PA).

As atividades são realizadas através do convênio entre a Sedap e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) firmado no ano passado, que tem por objetivo a reestruturação e manutenção do sistema unificado de atenção à sanidade vegetal.