João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado capacita criadores e distribui raquetes de palma forrageira no Cariri

segunda-feira, 16 de março de 2015 - 12:12 - Fotos: 

As ações que o Governo do Estado vem empreendendo por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, com efetiva participação da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, para a produção de ração suplementar destinada ao rebanho, ajudando na convivência no semiárido, estão sendo multiplicadas no município de Umbuzeiro, onde a unidade operativa da Emater-PB realizou capacitação de criadores e distribuiu raquetes de palma forrageira resistente a cochonilha do carmim.

Na sexta-feira (13), o extensionista Clodoval Bento de Albuquerque, gerente da Unidade Operativa da Emater em Umbuzeiro, região administrativa de Campina Grande, realizou uma capacitação na Comunidade Curral do Saco, objetivando desenvolver um programa de revitalização da palma forrageira, como saída para convivência com a estiagem e a escassez de suporte forrageiro no município.

O técnico procedeu ao assessoramento no plantio em curva de nível, que é um sistema de cultivo seguindo as cotas altimétricas da região. “As curvas ajudam a reter os elementos solúveis do solo, permitindo a intensificação da produção e, com isso, a água da chuva ajuda a reter os sulcos com as plantas, não escorre e se infiltra no solo, deixando-o úmido e evitando a erosão e a lixiviação”, explicou.

Durante o encontro, houve um repasse de três mil raquetes de palma forrageira “Orelha de Elefante” resistente a cochonilha do carmim, pelos agricultores Cícero Xavier Gonçalves, Porfírio Abdias de Souza e Luiz José de Aguiar para o agricultor José Laildo Barbosa da Silva. No município, já funciona banco de raquetes que consiste em repassar parte da produção para outros agricultores.

Outro agricultor de Umbuzeiro que já foi beneficiado com o programa de distribuição de raquetes, hoje servindo de agente multiplicador, é Pedro Luan de Oliveira, da Comunidade Mata Virgem.