João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado capacita artesãos por meio do Empreender PB

sexta-feira, 30 de maio de 2014 - 17:27 - Fotos:  João Francisco / Secom-PB

O Governo do Estado, por meio do Empreender Paraíba, realizou nesta sexta-feira (30) palestra e capacitação para 51 artesãos da capital. O curso aconteceu na sede do Programa, na Avenida Almirante Barroso, 1040, Torre. Ao longo da semana, cerca de 240 comerciantes participaram dos cursos em João Pessoa. De acordo com a técnica operacional do Empreender PB, Telma Virgínia Custódio, o curso sempre é um ótimo momento para tirar dúvidas sobre o programa e apresentar a importância do investimento para o crescimento dos negócios.

O curso trouxe muitos ensinamentos para todos nós e me chamou atenção o tempo maior de carência para começar a pagar o empréstimo. Isso ajuda muito pra que a gente tenha tempo de ter um retorno das vendas e cumprir os prazos”, disse Esaquiel José de França, artesão em madeira há 26 anos.

Maria Alves dos Santos, que aprendeu o artesanato com os avós, ainda criança, possui um Box na casa do artesão, em João Pessoa, e contou que faz parte de um grupo de quatro artesãs que trabalham juntas, produzindo peças em crochê, fuxico, bordado. “Tudo que ouvi hoje aqui trouxe muitos esclarecimentos para melhorar a nossa atividade”, comentou.

Já Francisco Ribeiro Viana, conhecido como Chico Ribeiro, nasceu numa família de artesãos, em Pombal, e há 20 anos trabalha com brinquedos populares e jogos educativos em madeira, no Alto do Mateus. “Forneço para escolas, laboratórios de matemática, clínicas de psicologia. Tendo acesso a esse crédito pretendo investir na compra de equipamentos e matéria-prima”, afirmou.

A técnica operacional do Empreender PB, Telma Virgínia Custódio, comentou que os artesãos não tinham muito conhecimento sobre o Empreender, mas falaram da necessidade dos investimentos, além da dificuldade em acessar o crédito devido ainda a informalidade, sempre dependendo de terceiros. “Para muitos deles, o curso é uma oportunidade de aprendizagem, quando recebem instruções sobre como mensurar o valor das peças que produzem, entre outras informações importantes para o melhor uso do crédito”, disse a técnica.

Mais cursos – Ao longo desta semana o Programa realizou palestras e capacitações com cerca de 240 comerciantes, na capital. De acordo com o gerente executivo do Empreender PB, Pedro Filype Pessoa, o objetivo é viabilizar investimentos para os comerciantes ainda mais agora, com tanta procura, devido à proximidade da Copa do Mundo e das festas juninas.

Para os artesãos é um momento ainda mais importante, devido também o salão de artesanato, em Campina Grande. O Programa trabalha cada dia mais intensamente para acelerar o crescimento econômico, facilitando o acesso ao crédito para os micro e pequenos comerciantes, artesãos, entre outras categorias existentes em nosso Estado”, declarou o gestor.

Empreender PB Artesanato – A linha de crédito Empreender Artesanato é destinada a artesãos que desejam consolidar ou expandir seus negócios. Podem se inscrever pessoas físicas maiores de 18 anos, que residem no Estado há mais de seis meses, e pessoas jurídicas, devidamente registradas dentro do mesmo período. Os empréstimos são de até dois mil reais, carência de quatro meses, parcelas fixas e mensais no prazo de até 18 meses, com taxa efetiva de juros é de 0,5% ao mês + aval garantidor de 2% sobre o valor liberado.

Empreender PB – Por meio do programa, o Governo já investiu cerca de R$ 60 milhões no Estado, beneficiando mais de 50 mil empreendedores indiretamente, atendidos pelas linhas de crédito, que atualmente são cinco: Individual, Coletivo, Artesanato, GNV – Gás natural e Empreender Mulher, esta última em parceria com a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana. Cada uma possui sua especificidade e todas elas possibilitam a aquisição do investimento para qualquer área de negócio produtivo no Estado.

Cadastramento – O empreendedor deve ser maior de 18 anos e morar na Paraíba há pelo menos seis meses. O contato com o Empreender PB pode ser feito pelo telefone 83.3218-4428 e/ou redes sociais: Facebook – (facebook.com/empreenderpb) e Twitter – (@EmpreenderPB).