Fale Conosco

16 de março de 2016

Governo do Estado atualiza Termo de Adesão de Serviços de Proteção Social de municípios



A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) iniciou nesta semana visita aos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas Polos Regionais) distribuídos nas 14 regiões da Paraíba. O objetivo é atualizar o Termo de Adesão com os municípios para os serviços de Proteção Social de Média e Alta Complexidade que são oferecidos por meio dos Creas.

Existem em todo Estado 104 Creas, sendo 26 Polos Regionais (que atendem juntos a todos os municípios que não têm Creas municipais) e 78 Creas municipais. A equipe da Secretaria está realizando também rodas de diálogo com técnicos que atuam em todos os Centros para explicar sobre o preenchimento do Registro Mensal de Atendimento (RMA), cujos dados são catalogados pelo setor de Vigilância Socioassistencial da Sedh. Na ocasião, também estão sendo debatidos o enfrentamento ao trabalho infantil e a campanha de combate a exploração sexual infantil, que acontece em maio.

“Nas visitas temos um momento importante com os gestores municipais para falar da necessidade dos serviços dos Creas para a população que é vítima de algum tipo de direito violado e atualizamos o Termo de Adesão desses municípios. Para os técnicos, estamos dialogando sobre as atividades desenvolvidas e ouvindo as demandas de cada Creas Regional”, informou a coordenadora estadual dos Creas, Madalena Dias.

Agenda – A agenda de visitas teve início na segunda-feira (14), no Creas Regional de Manaíra, que contou com a participação dos quatro municípios vinculados: Santana de Mangueira, Curral Velho, Nova Olinda e Santana dos Garrotes, além do Creas Municipal de Princesa Isabel.

Na terça-feira (15), a equipe foi ao Creas de Salgado de São Félix, com a participação dos cinco municípios vinculados: Mogeiro, Itatuba, São José dos Ramos, Juarez Távora e Juripiranga. Também estiveram presentes os Creas municipais de Gurinhém, Ingá, Itabaiana e Natuba.

Ainda na terça-feira foi visitado o Creas de Tavares, com a participação dos municípios vinculados Imaculada, Água Branca, Juru e São José de Princesa.

Já nesta quarta-feira (16), a visita contempla o Creas Regional de Olho D’água, com a participação dos municípios vinculados Igaracy, Emas, Aguiar e Santa Terezinha, além dos Creas Municipal de Coremas e Mãe D’água.

O cronograma organizado pela Sedh segue até o mês de abril, de forma que todos os Creas, regionais e municipais, serão contemplados.

Serviços dos Creas – Os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) fazem parte da Proteção Social Especial de Média Complexidade, visando a defesa de direito, o fortalecimento das potencialidades e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de violação de direitos. Cada Creas funciona com equipe formada por coordenador, psicólogo, assistente social, educador social e advogado para acompanhar as vítimas de direitos violados.